quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Especial de Fim de Mês #1 - O Iluminado de Stephen King



Eu nunca tinha lido nada do Stephen King e O Iluminado não me decepcionou de jeito nenhum. Tinha assistido o filme antes, o que tornou a experiência do livro ainda mais interessante pra mim, porque no filme há muitas brechas e no livro você encontra a razão de tudo. 
Em O Iluminado, Stephen conta a história do escritor e ex-professor alcóolatra Jack Torrance e sua família. Jack tem uma linda moça loira como esposa, Wendy,  e um filho de 5 anos, Danny, que tem poderes paranormais. Na mente dos pais, Danny Torrance tem um amigo imaginário, muito comum entre as crianças. Sempre que se concentra em um ponto fixo, Danny perde a consciência e pode falar com Tony. 
Al, um amigo da família (e de farras de Jack) consegue um emprego para Jack quando este perde o seu após  arrumar confusão com um aluno.  O emprego é como zelador de inverno em um hotel magnífico, o Overlook. O diretor do hotel, não tenta esconder do novo zelador a tragédia que houve envolvendo o antigo zelador de inverno e sua família. Jack porém não vê problemas no passado, e consegue o emprego. 
Tony avisou Danny que algo terrível os esperava, mas a família tinha que aceitar o emprego ou passariam dificuldades, além de não parecer haver nada de errado. Porém, grandes mistérios cercam o hotel e começam a fazer parte da estadia dos Torrance também. De Jack principalmente, que é o único a ter um especial sentimento de simpatia com o hotel pensando até em escrever um livro sobre ele.
Mas o hotel sabe que Danny tem poderes e por isso quer o garoto, e usará todas as ferramentas para conseguí-lo e isso inclui Jack.

Sou suspeita pra falar do filme, por ser dirigido pelo Kubrick que eu acho fantástico, e gostei bastante do  que ele dirigiu a partir da história de Stephen. Mas o livro, na minha opinião e de muita gente, é espetacular.

Por: Bruna K.

2 comentários:

  1. me sinto meio excluida por nunca ter visto a adaptação desse livro pro cinema, e muito menos ter lido o livro!! adoro Stephen King, apesar de todas as histórias dele serem um tanto macabras! Tenho muuita vontade de ler o livro e ver o filme :)

    ResponderExcluir
  2. Aah leia, sim! O filme é bem diferente do livro, mas tem seu charme, se vc se esquecer disso. Eu adoro. Tou lendo Carrie agora, e ainda acho O Iluminado melhor! Hasha

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...