sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Especial de Fim de Mês #1 - O Iluminado nas telas

Olá, olá! Hoje já é sexta, semana acabando, mês acabando e o Especial de Fim de Mês, acabando com ele. (E só agora que eu percebi que tanto o autor do livro quanto o diretor do filme têm as mesmas iniciais SK.) 

Depois de posts e mais posts, hoooras assistindo vídeos, e postando aqui, missão quase cumprida. 
Ontem eu estava com uma cólica tão forte, que mal olhei pro pc, então estou postando sobre Filmes e  Música hoje. =)
Há pouco tempo, eu soube que há, além do filme, uma série adaptada do livro de King. E muito mais fiel ao livro. Maas, falo dela daqui a pouco, primeiro vamos ao filme.


O Iluminado de Kubrick:
Eu particularmente adooro o Kubrick e acho a direção dele sem igual e fantástica. Também, Kubrick era perfeccionista que só ele. No filme Laranja Mecânica o coitado do Malcolm McDowell que interpretava Alex DeLarge, o protagonista, saiu das filmagens com um arranhão na córnea após ficar realmente preso com um monte de fios na cabeça, além de quase ser afogado de verdade. Com O Iluminado, não seria diferente. Dizem que a Shelley Duvall teve que repetir os gritos da cena do "Here's Johnny" aproximadamente 90 vezes até o Sr. Perfeição achar que estava natural o bastante. 
O roteiro do filme, é bastante diferente do livro de King, o que fez o autor não gostar. E no fim das contas, Kubrick recebeu até o Framboesa de Ouro como Pior Diretor. Hoje, no entanto, o filme é visto com outros olhos. No filme, apenas a base da história é mantida. A família Torrance, Jack (Jack Nicholson), Wendy (Shelley Duvall) e Danny (Danny Lloyd), indo passar o inverno no grande Hotel Overlook, onde Jack conseguiu trabalho como zelador. Dick, o cozinheiro também 'iluminado', está no filme, o amigo de Jack, Al não. O labirinto foi criado para o filme. E o final  também foi alterado. É como uma obra nova.   
Talvez por isso, algumas pessoas não gostem, mas eu acho o filme realmente bom. O clima de tensão, a loucura de Jack, você não sabe se os fantasmas estão realmente lá ou se são pura paranoia. Kubrick fez direitinho a lição de casa. O final é o melhor.
Mas se você espera uma adaptação perfeitamente fiel ao livro vá para o próximo tópico e assista à minissérie que tem mais do que uma hora e meia.

A Minisérie:

Foi feita em 1997, uma adaptação de O Iluminado para a tv em forma de minissérie. Que você pode encontrar AQUI para baixar :B.
Ainda não assisti inteira, tou bem no começo, mas passando as cenas, vi que é extremamente fiel ao livro. Jack e Wendy se amam, Al arranjou um emprego para ele, Tony é uma aparição, não o dedo de Danny se mexendo... 
Razões óbvias: a minissérie tem 4 horas e meia de duração e contou com a ajuda de Stephen King na produção e direção. Os atores principais não têm o mesmo feeling da família Torrance de Kubrick, o que eu achei um pouquiiinho sem graça. Mas no livro, o Jack não é paranoico desde o início, nem Wendy é tão histérica. Mesmo assim, o meu voto para Elenco Melhor Escolhido Para Família Torrance vai para o filme.
Dizem que a série é muito mais assustadora também. Bem, pelo que eu vi a velha no banheiro é muito mais acabada, mas dá pra perceber que é maquiagem, enquanto no filme, é bem natural. E mais bizarro. 
Maaaas, essas são minhas primeiras impressões, assim que acabar de assistir, digo o que achei da minissérie.

Por: Bruna K.

2 comentários:

  1. Hauhauhauah sr perfeição :)

    Post muito bem escrito e embasado! Compensou pelos posts ausentes ^-^ *-*/fãs agradeçem.

    O filme realmente é assustador, e dá um medão! Mas é considerado uma adaptação :)
    Não li o livro mas to vendo a série ( spoilers *0* lol ) e tá beeem bacana :D

    No fim das contas , duas obras diferentes, mas mto boas :) , duas não né, três.

    E percebeu que nossa filha terá as mesmas iniciais dos autores?

    =)

    ResponderExcluir
  2. HUAHUAHU Deus, amore! Verdade =0
    SK
    Vou escrever um livro assim, tipo o 23! HUAHUA
    Vai se chamar O Código SK. -qqq
    ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...