domingo, 20 de fevereiro de 2011

Eu li: Carrie - Stephen King

Por: Bruna K.




•Carrie, A Estranha (Carrie)                                                 
•Autor: Stephen King
•Editora: Objetiva
•Ano: 1974
♫ Para ler ouvindoLucifer's Angel No Fear, ambas por The Rasmus.

Carrie é mais um grande sucesso do mestre do Horror Stephen King adaptado para o cinema. Se eu fizesse um remake hoje, daria um jeito de incluir as músicas do Rasmus na trilha sonora! Encaixa perfeitamente, acho que só ia ter The Rasmus na trilha. :B

Filha de uma fanática religiosa, Carrie é o motivo de zoação da turma. A coisa fica feia mesmo é quando ela tem a primeira menstruação bem tarde, aos 17 anos no banheiro da escola e acha que está morrendo. Tá, para aí um pouquinho agora. Eu adoro isso no King, como ele sempre trata de preconceitos em seus livros. Aqui dá ênfase ao bullying, onde os outros alunos zoam Carrie. No livro A Coisa onde há personagens judeus, homossexuais e muito bullying, isso fica ainda mais claro. Ah sim, vamos voltar à nossa menina esquisitinha. 
Além do bullying e o fanatismo religioso, a já conhecida boa dose de paranormalidade de King ajuda a compor a trama, a vingança após a gota d'água é o clímax. E que clímax! O problema é que ignoravam a telecinese da menina. Você pode se esquecer até do Seu baile de formatura, mas o de Carrie, banhado a sangue, ninguém esquece.
Uma característica do King que eu gosto bastante (e que nunca vi em outro autor) é interromper o parágrafo bem no meio de algum acontecimento para expor os pensamentos do personagem. Eu acho isso genial, sinceramente. Narrativas em primeira pessoa sempre me prendem mais, mas com o King a gente nem sente falta disso, porque podemos saber exatamente os pensamentos de todos os personagens do jeito que eles brotam mesmo, sem pontuação e desordenados. Onde quer que você leia um texto de Stephen King, saberá que é ele.
Carrie é uma boa lição no estilo "Nunca brigue com um japonês, porque você nunca sabe o que ele treinou de artes marciais", só que com o livro fica: Nunca zoe a garota estranha da turma, você nunca sabe que poder paranormal ela tem.

5 comentários:

  1. Ah! Esse livro me atrai, e muito a atenção! É do tipo de história que eu adoro, vc sabe!
    Já faz tempo que eu venho dizendo que você anda escrevendo igual gente grande, mas agora mudo minhas palavras. Está escrevendo igual uma profissional.

    Eu Amo Você

    ResponderExcluir
  2. Haaaa... O Stephen é um gênio!
    E que clássico hein! Acho que ninguém se esqueceu de Carrie, mesmo quem não leu o livro e viu só o filme. Eu fiz os dois, e adooooooro a história!
    E o King tem disso mesmo, de soltar os pensamentos dos personagens no meio do parágrafo. Pior que fica bom, né?!

    Adorei o post! Me deu vontade de rever o livro e o filme. *-*

    Bjoss
    ;**

    Kerlynha Maciel do Deputamadre
    kerlymaciel.blogspot.com

    Ps.: Como assim Laranja Mecânica?!!??!!
    Alex também é meu favorito! *-*

    ResponderExcluir
  3. Confesso, não li esse livro. Mas me redimo diante ao fato por ter assistido o filme, e que filme!!

    Se alguem quiser fazer o teste vocacional pra área de saúde, o filme é uma ótima pedida, é um verdadeiro banho de sangue.

    Stephen King - Rei - sem comentários.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro faz parte da minha infância !! Foi o primeiro livro e o primeiro filme de terror que eu assisti sozinha, e eu simplesmente ADOREI !! *o*
    Claro que depois eu ficava com medo de ir no banheiro no escuro e tals, por eu tinha uns 9, 10 anos. Mas depois de grande passei a apreciar a história !! ^^

    Bjs, Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É excelente, né? Foi o segundo livro que li do Stephen e como é curtinho um milagre, em se tratando de livros do Stephen King) quase não consegui largar. Adoro a cena dos cabos de força caídos pela rua, haha (/malvada).

      Beijo!

      Excluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...