segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger

Por: Bruna K.

Tenho impressão de que todo mundo já ouviu esse título e ficou curioso pra saber como é a história. Vou confessar que adoro títulos assim, que despertam curiosidade, que não entregam a coisa toda logo de cara. Acho também que o livro é mais famoso, infelizmente, pelo assassinato do Lennon e do presidente Ronald Reagan, do que por ter sido o primeiro livro a dar foco para a adolescência. Por isso e por ter sido escrito por Jerome David (J. D.) Salinger no ano de 1951, eu achei um livro fantástico.
Em O Apanhador, Holden Caulfield, um adolescente de 17 anos, narra o fim de semana logo após ser expulso do Pencey, escola onde estudava. 205 páginas para um fim de semana! Começa por aí porque gostei do livro, foge dos padrões. Você começa a pensar que não é preciso narrar a vida inteira de alguém pra criar uma história interessante. Ah, não sei se já contei à vocês, mas eu tenho um problema, rs, quando leio um livro em primeira pessoa me apego tanto, me sinto tão na pele, que começo a pegar o jeito daquele personagem falar. Por isso tou falando um bocado parecido com o Holden. Fora de Brincadeira (brinks).
O livro expõe o ponto de vista de Holden sobre a vida, que pra ele não é lá muito bela. Expõe seus problemas com a família, como reagiu à morte do irmão, sua vida amorosa/sexual, como ele encara os estudos e as pessoas à sua volta. Diz bem na cara o que muitos adolescentes pensam de lá até os dias de hoje (e que acho, nunca vão mudar). O livro inteiro tem uma atmosfera muito peculiar e bem construída, e a gente acaba ficando triste e meio deprimida junto com o Holden. Quer dizer, pelo menos a gente como eu, que se coloca na pele do personagem.

Bem, quando eu comecei a ler O Apanhador já pensei em começar essa seção nova no blog, o Câmeras, livros, ação! que é uma espécie de meme que eu vi em algum blog e não me lembro mais (quem faz algo parecido, favor postar nos comentários, vou adorar ver!). E então, hoje vou iniciar o meme no blog, com O Apanhador. E aí, que vocês acham do meu elenco? Não vale esculhambar, rs!





Elenco:
Holden Caulfield: David Kross

Robert Ackley: Jim Parsons bazzinga! (leia EUREKA!)
Stradlater: Penn Badgley
Jane Gallagher: Mia Wasikowska
Sally Hayes: Dakota Fanning
Phoebe Caulfield: Ellie Darcey


Editado Trilha Sonora (Bruna esquecida!):
1 Loser - Beck (Créditos Iniciais)

Catcher in the Rye - Guns n' Roses  
3 Won't Find It Here - Black Label Society (qualquer parte bem deprê :B)
4 So Far From The Clyde - Mark Knopfler
5 My Father's Gun - Elton John (
Créditos Finais)

Bom, se eu produzisse o filme, ia manter a narrativa em primeira pessoa porque acho isso realmente legal :P. Aquela coisa de ter sempre uma voz narrando as coisas volta e meia. Acho também que meu filme ia puxar pro lado do drama (oi, dramaqueen) com essas músicas aí (exceto Lose, que ia tocar bem no começo, quando ele se apresenta, já no dormitório). E a cena final seria a que eu ia dar uma de Stanley Kubrick, pra tudo sair perfeito, porque acho linda mesmo (claro que não vou spoilear, né?). Ia mandar repetir umas oitocentas vezes, mandar nos figurantes todos e ser bem chata, rs!


E aí, vocês assistiriam?

5 comentários:

  1. Bruna A-DO-REI a idéia do Meme. Fora que tua resenha ficou ótima! Detesto resenha com Spoiler! Afff.. ¬¬

    Admito que também me envolvo bastante com os personagens que são narrados na primeira pessoa. E também adoro filmes que seguem essa linha.

    Não li o livro, AINDA, então não sei muito bem sobre os personagens, mas adorei você ter escolhido a Dakota Fanning para um deles (ela é show!). Há! Fora o Guns na trilha sonora! *-*

    Bjosss
    ;**

    Kerlynha Maciel do Deputamadre
    http://kerlymaciel.blogspot.com/

    Ps.: adorei o novo "visu" do blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Kerlynha! *-* Fico sempre feliz com comentários do tipo, hauha.
    O livro é ótimo, tem toda uma melacolia, é envolvente e daria um ótimo filme se bem aproveitado(daqui a pouco invento algum tipo de vídeo, de tanto que penso nisso -q).
    E adoooro o Chinese Democracy (ao contrário de mta gente) e essa música, principalmente.
    E a Dakota é uma graça mesmo, né? Adoro ela!
    E obrigada pelo elogio ao template novo *-*

    ResponderExcluir
  3. Ah! Vc quer deixar qualquer um Blues terminando com my father's gun!

    Hauhauahuahuauahuahuahua

    Ficou excelente o post amore! :)

    Com cara de profissional já! *-*

    Eu amo vc muito! :)
    bjobjo

    ResponderExcluir
  4. amo o livro, e amei a ideia do Meme. muito legal mesmo. beijos

    Juliana, Nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Outra dica maravilhosa! Tambem li o Apanhador.. e confesso que fiquei com o coração na mão a cada página virada.

    Outro que deveria ser leitura obrigatória.. bjs


    http://ar-rj.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...