sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Filme é: Efeito Borboleta

Por: Bruna K.


Olá, meus leitores favoritos. Já comecei o ano estudando bastante também pra época mais tensa da vida escolar: oVestibular. Comecei pegando pesado logo pra não ficar desesperada e arrependida daqui a seis meses, rs. Pelo mesmo motivo da Sá, não postei nada durante a semana aqui no blog, mil perdões! Não tive nem muito tempo de ler, ainda estou lendo o Laranja (que não é sacrifício nenhum pra mim).
Maas, ontem era dia de cinema aqui no blog!
E é sobre cinema que postarei. Fiquei em dúvida entre o Efeito Borboleta e o tio Stanley Kubrick, mas semana que vem falo sobre o segundo.





FICHA TÉCNICA: 
Efeito Borboleta (The Butterfly Effect)
EUA, 2004
Suspense
Direção: Eric Bress, J. Mackye Gruber
Roteiro: J. Mackye Gruber e Eric Bress
Elenco: Ashton Kutcher, Melora Walters, Amy Smart, Elden Henson, William Lee Scott, John Patrick Amedori, Irene Gorovaia, Kevin Schmidt, Jesse James

A TEORIA DO CAOS:
A ideia central da teoria do caos é que um acontecimento aparentemente insignificante no início de um evento qualquer pode trazer consequencias  enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. (Mundo Estranho.) O nome do filme vem de um exemplo da teoria do caos: se uma borboleta bate asas na Muralha da China pode provocar uma tempestade em Nova York.


SINOPSE:
Evan Treborn (Ashton Kutcher) é um estudante de psicologia que entrou para o curso a fim de estudar a memória. O interesse pelo assunto vem de fatos estranhos que ocorriam a Evan quando garoto. Em certos momentos, ele apagava e ao acordar não se lembrava do que havia acontecido. Seus 'apagões' vinham sempre em momentos de tensão, geralmente ligados ao seu grupo de amigos, o que nos leva a pensar que são de origem psicológica. Como Danny Torrance no livro O Iluminado, que ao ver os pais brigando pede para ir dormir.
O objetivo de Evan com seus estudos é conseguir recuperar a memória de fatos de sua infância e poder preencher as lacunas que ficaram em sua história. Ele mantém seus diários de garoto e ao reler um deles consegue voltar no passado, para o momento exato em que ocorreu o fato descrito. Ele volta a sua infância com a consciência do adulto que é e vê nisso a oportunidade de reparar seus erros e ficar com Kayleigh (Amy Smart). Ao avançar para o futuro, Evan acordava e se deparava com as consequencias do que havia mudado pouco antes. E na maioria das vezes, as coisas ficam muito piores. Percebendo os problemas que uma pequena atitude diferente causou, ele volta ao passado por muitas vezes sempre com intenção de construir um bom futuro, principalmente para Kayleigh.

SOBRE O FILME:
Efeito Borboleta  tem a atmosfera dramática e o poder de prender a atenção (e a respiração, rs) de todo bom suspense. Como não podia deixar de ser, há romance no meio da coisa toda. Todas as vezes que Evan volta a um tempo de sofrimento é para salvar sua amada. Mas a relação romance e suspense é bem equilibrada. Penso mesmo é que foi um bom jeito que os produtores encontraram para agradar algumas meninas que assistiriam o filme com o namorado. Huahua.
É uma ficção científica inteligente, do jeito que eu gosto! Trata de uma questão em que eu sempre pensei. Em termos humanos, como cada escolha e acontecimentos interferem tanto no futuro do indivíduo, quanto dos que o cercam.
Como diria o capelão da Prestata para Alex DeLarge: "Questões duras e profundas, 6655321."
Um longa recomendadissimo pra quem ainda não viu e que vale a pena ver de novo. ;)



5 comentários:

  1. Haaaaa Bruna, golpe baixo!
    Eu AMO esse filme! Todos! Faz tempo que não o assisto, meu DVD de Efeito Borboleta deve estar empoeirado... hihihihi!

    Hey, bela postagem hein! Parabéns!

    Bjoss!
    ;**

    Kerlynha Maciel do Deputamadre
    kerlymaciel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah eu vi o terceiro,que é bastante tenso!
    Mas é legal ;)

    ResponderExcluir
  3. Wow! Super bem resenhado amore! E adorei o esquema da teoria do caos! Não sabia disso msm até vc me dizer! =)

    Adorei, filmasso! Pena que qdo vi era o final alternativo, o outro é bem mais bacana :)

    Amo vc mto mto!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já vi esse filme duas vezes, e gosto bastante. Tem umas cenas meio tensas e tal, mas a ideia por trás é realmente muito interessante!
    Gostei do blog
    Abraços,
    Ana

    http://tesourosdomeubau.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não assisti esse filme? Depois da sua postagem, vou procurar conferir! Até pq achei curiosa a explicação do título "Efeito Borboleta". Algo que eu desconhecia!!

    Bjo ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...