quinta-feira, 10 de março de 2011

As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Por: Saah
 Gente outro dia tava pulando de blog em blog e fui parar em um: Diário de uma Narniana.Perfeito pra mim,né?! Que caso não tenha mencionado ainda por aqui, é outra das minha paixões não mais tão secretas. E em pensar que quando fui ver o primeiro filme de Nárnia no cinema fui muito contrariada, porque tinha ido preparada emocionalmente para ver Harry Potter e o Cálice de fogo e chegando lá descubro que já havia saído de cartaz e para não perder a viagem decidi assistir a sessão que estivesse mais próxima. E tudo acabou em amor à primeira vista! Se bem que fiquei mais apaixonada quando assisti ao segundo filme - Príncipe Caspian.
Não sei aonde li, mas li em algum lugar que os livros escritos pelo irlandês Clive Staples Lewis ficaram conhecidos como "As Crônicas de Nárnia" pela leitura se tornar comum no cotidiano, assim se tornaram muito conhecidas.
Uma das coisas que me chamou atenção foi o modo delicado com que o autor faz  referências bíblicas e sem mencionar que adoro as lições que a leitura e os filmes vão te ensinando.
Eu ainda não li o livro, mas sinceramente acredito que, como na maioria das vezes, seja melhor que o filme, apesar de ter ouvido que possui um enredo mais infanto-juvenil do que os filmes ;)
Sinopse:
"Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis."

5 comentários:

  1. Confesso pra você: ouvi um discurso incrível de um amigo sobre As Crônicas de Nárnia e as relações entre o livro e as narrações bíblicas, e fiquei entusiasmadíssimo com a ideia de comprar o livro. O Submarino estava fazendo uma promoção, e acabei comprando o volume único, com todas as... oito? crônicas por vinte e poucos reais. Contudo, não consegui nem finalizar a primeira crônica. =(

    Acho que eu fui em busca de uma trama mais madura e acabei achando um livro infanto-juvenil DEMAIS pras minhas expectativas... Admiro bastante quem conseguiu ler todas as crônicas e aprender com esse novo universo criado pelo Lewis, mas, até agora, eu não consegui atingir esse objetivo.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente o livro remete à alusões bíblicas mas de modo muito sutil, e são contos extremamente infantis mesmo, como o primeiro onde Nárnia é criada, remete ao gênesis.
    C.S.Lewis queria com o livro espalhar a história cristã de maneira mais sutil, e é uma obra fantástica (adquiri pelo submarino também).
    Mas a Disney quando quis começar a franquia, não foi pelo viés do velho Lewis, e sim pela onda infanto-juvenil de obras de cunho fantástico (escapismo) e obter sucesso com a franquia, tornando as personagens cada vez mais maduras.
    Tanto que deu o resultado esperado. O segundo e terceiro filme, são muito mais maduros do que o primeiro, e pra quem tem olhar atento, as referências ao cristianismo são muito sutis realmente. Pra quem assiste como um filme de entretenimento, elas passam tranquilamente despercebidas, talvez só venham a entender no terceiro filme, e mesmo assim não é algo explícito.
    Excelente obra Sabrina :)
    Me confundiu um tanto sobre o blog estar tendo um viés de menininha, como um post que eu havia visto, mas acho que não há o porque disso, afinal o blog é um blog de garotas, certo? Penso eu :)
    Quanto a Nárnia, os filmes são excelentes pra quem gosta dessa onda, principalmente o segundo, muito bom. Já o livro, é mais intantil mesmo, mesmo assim não deixa de ser uma obra fantástica, afinal se livros infanto-juvenis não fossem lidos por adultos, não teríamos "O Pequeno Príncipe" como um livro lendário.Não é mesmo? =)

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente adoro o jeito como o Lewis aborda as referências bíblicas, de um jeito bem leve.E Ó Céus,como não mencionei isso no post?! Vou adicionar depois ;)
    Troquei o volume único pelo skoob e estou louca para começar a lê-lo, mas a minha lista está enorme e um amigo meu disse que a leitura é um pouco cansativa, mas vale muito a pena!
    Ah sem falar que eu adoro as lições que você vai aprendendo ao longo dos sete livros, acredito que não vá ligar se o enredo seja mais infanto-juvenil do que os filmes.
    Obrigada pelo elogio,Louie.E realmente o blog é de garotas ;)

    ResponderExcluir
  4. as cronicas de narnia são perfeitas, eu sou suspeita para falar pois devorei um livro de 700 páginas ( vol. unico) em dois dias, mas não ha o que acrescentar para tornar a trama mais perfeita. leitura gardavel, rápida. um livro acaba e você ja emenda no outro sem nem sentir. sabrina, seu amigo que disse que a leitura é cansativa, eu discordo, o que é cansativo é se manter de pé após passar a madrugada vidrada nas crônicas. as lições de cada passagem são estupendas, narradas numa elegancia e dualidade que só C.S. foi capaz de demonstrar. deixando a marca de uma época e se embranhando em fantasia.
    as adaptações para o cinema foram válidas, em especial o primeiro, o segundo fugiu um pouco a história, principalmente com relação ao principe caspian e suzana, o terceiro foi decente, mas na minha opinião poderia ter sido melhor explorado ja que é o melhor dos sete livros.
    beijoss, Juliana neves, nossa estante.

    ResponderExcluir
  5. Menina em dois dias?! Com certeza você deve ter tido problemas para se manter em pé durante o dia hehe'
    Realmente não focaram nenhum porcento na Susana e no Caspian. Mas não gostei muito do terceiro não...
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...