quarta-feira, 16 de março de 2011

Desafio Nacional: Senhora - José de Alencar

Por: Saah
Olá gente!                
Parabéns pela sorte Simone e feliz aniversário!
Bem, para dar continuidade ao Desafio Nacional, estou postando hoje sobre Senhora de José de Alencar. Quando eu vi esse desafio pensei que ia ser ótimo, mas que também ia ser bem cansativo ler livros de autores brasileiros, até porque estamos lendo mais clássicos que tem uma linguagem super repuxada. Mas apesar da linguagem repuxada eu adorei Senhora. Deveras que me demorei a acabar a leitura, todavia consegui, e aqui estou pois, a postar. Hehe'
Para mim foi como um "Morro dos Ventos Uivantes", só que o jeitinho brasileiro deixou tudo mais especial.
Sinopse do livro:
"Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: 'comprou-o' para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois."
Eu já conhecia história mais ou menos, mas não sabia porque em 2005 a Record produziu uma novela de época, Essas Mulheres, e na trama unia  três histórias de Alencar. Sendo elas Senhora, Diva e Lucíola, as protagonistas eram interpretadas respectivamente por Christine Fernandes, Miriam Freeland e Carla Regina.
Sinopse da novela: 
 "A novela se passa na cidade do Rio de Janeiro do século XIX.
Movimentando a trama estão três mulheres: Aurélia, Lúcia (que no início se chama Maria da Glória, adotando outro nome quando se torna cortesã), e Mila. Amigas, freqüentam aulas de uma professora progressista que ensina francês e música à meninas da sociedade. Mila é rica, mas Aurélia e Maria da Glória têm as aulas pagas por caridade do banqueiro Artur Tavares do Amaral. Mas não demora muito para o destino separá-las. A vida das três toma rumos diferentes, mas elas continuam ligadas."

Tema de abertura da novela:

3 comentários:

  1. Adorei o blog! to Começando agora então não tenho muito esperiencia aqui haha; se puder seguir la? http://paulabernardino.blogspot.com.
    E voltarei sempre to seguindo aqui ;*

    ResponderExcluir
  2. Sááá, adorei o post! :D
    Nunca tinha me interessado pela história de 'Senhora', portanto não fazia ideia de como era. :B (Sim, nunca li nenhuma sinopsezinha hahua).
    E não assisti à novela, mas deve ter sido bem legal. Tou com a minissérie Capitu pra assistir e nada até hoje... hauha.
    Isso me lembrou que tenho de correr com o purtuguêish de Saramago e arranjar um Sabino pra ler também, ainda esse mês. :B

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos parabéns, Bru. Passa lá no blog depois e confere minha nova promoção!

    Bjuhs

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...