quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness)

Por: Bruna K.

Oi, povo!
Há alguns dias terminei o Ensaio Sobre a Cegueira e postei pra vocês aqui o que achei. No post, já contei a história e tudo, então hoje vou falar só o que achei do filme mesmo.

Ficha Técnica
Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness)
Direção: Fernando Meirelles 
Gênero: Drama
Duração: 120 min.

Ano: 2008 - Brasil/Canadá/Japão
Distribuidora: 20th Century Fox Brasil/Miramax Films
Roteiro: Don McKellar, baseado em livro de José Saramago 





Pra começo de conversa,o filme, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, foi bastante fiel ao livro. Até nos diálogos muitas vezes são usadas as mesmas palavras. Quer dizer, isso que eu vi o filme dublado. E já que tocamos no assunto dublagem, que dublagem ruinzinha, hein? Que falta de emoção, principalmente na Garota dos Óculos Escuros*, personagem da outra brazuca, Alice Braga. O mais engraçado é que foi a própria Alice que se dublou. (?) Poxa, gente, dava pra ter caprichado mais, hein? Se bem que com duas horas de filme, a gente acaba se acostumando.

Mas voltando ali na fidelidade ao livro, isso é algo que sempre conta muuitos pontos pra mim em uma adaptação pro cinema. Ainda assim, acho que algumas cenas poderiam ter sido extendidas até pro melhor entendimento do público. Alguns personagens secundários fazem falta também. É por isso que eu sou a favor de fazerem mais séries sobre livros do que filmes. Como exemplo,  O Iluminado, que eu já comentei, a série é bem mais fiel. Vampire Diaries virou série, Gossip Girl virou série... porque não fazer séries sobre clássicos além dos nacionais da Globo também?
Outra coisa, não entendo porcaria nenhuma de cinema, então perdoem qualquer coisa, mas uma coisa que eu adoro observar nos filmes é a fotografia. E a de Blindness é muito interessante. Adorei o posicionamento das câmeras: câmera filmando por cima, câmera filmando rente ao chão, câmera filmando atrás de grades, acompanhando o movimento do portão... Gostei bastante também das 'cenas sobrepostas'. Aquela coisa de enquanto o cara tá andando num corredor as coisas e pessoas vão aparecendo e sumindo, aparecendo e sumindo...
Quanto à atuação, eu senti muita falta de mais participação do personagem de Danny Glover, o Velho do Tapa Olho, é meu favorito. Mas adoreeeei a Mulher do Médico interpretada pela Julianne Moore! Sim, a do filme, porque a do livro me matou de raiva! HAHUA. Ela era boazinha demais, mãezona demais, sempre oferecendo a outra face. Já a de Julianne Moore é uma mulher que faz o possível para cuidar daqueles que precisam dela, mas que também sente raiva, é um tanto explosiva e que demonstra isso. A Mulher do Médico interpretada por Julianne é muito mais intensa e emotiva que a de Saramago. Assim, me parecendo ainda mais humana. Pelo menos foi o que eu achei, rs.
E por falar nisso, para acabar, Meirelles, pelo menos pra mim, conseguiu passar muito bem a mensagem do livro.
Ah, e achei também a trilha sonora super bem utilizada. Nada me tira da memória uma cena dos cegos em que começa a tocar uma música com tambores, o me lembrou algo selvagem e tal.

POSTERS:


Love is blind. Hope is blind. Faith is blind. Lust is blind. Trust is blind.

E vocês, já assisitriam o filme? O que acharam? Se não, assistam, tirem suas conclusões e contem pra gente! Eu recomendo

6 comentários:

  1. Eu li o livro, achei interessante, diferente, ai fui assistir o filme, assumo que dormir =X e até hoje não quis assistir novamente pois não tenho esse habito imaginei talvez que seria por ser chato, sei la hehe beijosss

    ResponderExcluir
  2. eu nunca li nem assisti Blindness, mas tenho muita vontade. meu professor estava citando tanto livro quanto filme hoje em aula, disse que achou muito bem adaptado e bem resolvido. Espero ainda ler e ver pra tirar minhas opiniões :D

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro, mas gostei bastante do filme. =)
    Tenho o livro aqui há um bom tempo, mas ainda não peguei, acho que por não ser o meu estilo de livro.
    Qualquer dia ainda pego pra conferir. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ver o filme na aula de Literatura e estou esperando até hoje o professor acabar de passar XD
    Quero ler o livro mas estou tão atolada ultimamente :[
    Beijos Bru!

    ResponderExcluir
  5. Ah, gente, livro super recomendado! Quer dizer, eu já gosto dessas coisas meio loucas, como quem acompanha o blog pode perceber, rs, mas acho que é um livro fascinante de qualquer forma.
    Como disse no post sobre o livro, é um livro que toma muito tempo, por ser um pouco complexo, você não consegue se achar tão fácil, por isso recomendo que leiam com calma. Mas vale a pena. :D
    Quanto ao filme, pode ser um filme um pouco lento até pegar o embalo, é bem calmo até a coisa pegar fogo nas camaratas. Mas eu não tive problemas com ele não, rs.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Os posters ficaram muito legais, A-M-E-I :D
    Eu já assisti ao filme e achei sensacional, pelo menos a ideia principal e tudo mais, realmente muuuuito interessante :D
    Agora, só falta ler ao livro, mas, não sei se vou pegar *-*
    Enfim, o livro deixa sim a desejar em algumas partes, mas, em outras ele é fantástico!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...