segunda-feira, 18 de abril de 2011

Site: Casa Fernando Pessoa

"Lendo no meu quarto Fernando Pessoa, queridinho do Harold Bloom, melhor de Lisboa. Fígado com vários furos alcoolismo foi sério, foi parar no cemitério... paparaparaparã, Pessoa paraparã, Fernando paraparã, Pessoa ..." Gaiola das Cabeçudas (rs)

Por: Bruna K.



O que lia Fernando Pessoa? Além disso, anotações que fazia nos seus livros, como ideias para poemas surgiam durante suas leituras estão disponíveis qualquer pessoa na biblioteca digital do poeta português, no site da casa-museu dedicada a ele (http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt).
Os livros são os que acompanharam o poeta desde a adolescência – na época em que ele ainda morava na África do Sul. “O livro mais antigo é do século 19, quando Pessoa tinha 12 a 14 anos. São livros que vão desde essa época até sua morte, com 47 anos”, conta o professor Jerônimo Pizarro, responsável pelo trabalho. O último livro foi parar na biblioteca do escritor em outubro de 1935, um mês antes de sua morte.Pouco mais de 1.100 títulos estão disponíveis no site: “Não podemos colocar na internet todos os livros, por motivos de direitos autorais, porque alguns ainda não caíram no domínio público. Por exemplo, a família do poeta Antônio Boto não autorizou que os livros dele estivessem na rede, mas ainda vou falar novamente com eles”, relata Pizarro. A legislação portuguesa prevê que os livros caiam no domínio público 70 anos após a morte do autor.
Uma parte dos livros tem anotações feitas por Pessoa. Pizarro conta que nas margens dos livros aparecem os pré-heterônimos, o primeiro deles em um livro de quando Pessoa tinha perto de 15 anos. “Num livro de latim de 1904 aparece o nome de F. Pyps. Um dos primeiros heterônimos a assinar um poema em português é Pyp.”
Ele conta que o acesso à biblioteca também vai permitir entender como Pessoa construía seu pensamentos. Pizarro diz que os livros com mais anotações de Pessoa são os que ele leu durante a adolescência.

Daqui: http://ebooksgratis.com.br/

Um comentário:

  1. fernando pana pana! pessoa pana pana (8)

    Tenho uma pá de livro dele já *-*/ sódois._.

    Que massa esse site amore! *-*

    bjbj amoamovcvc

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...