sábado, 28 de maio de 2011

De olho na Bienal 1#

Por: Saah
 A gente bem sabe que estamos bastante atrasadas com esse assunto e que provavelmente vocês já sabem boa parte do que vamos postar. Mas fala sério! Tem como não dar nem uma palhinha sobre a Bienal? Ainda mais que vai acontecer praticamente aqui do lado!
Enfim, tudo começou  em 1983, nos salões do Hotel Copacabana Palace, foi montada a I Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Dois anos depois, o cenário foi transferido para o São Conrado Fashion Mall. Em 1987, a Bienal do Livro chegou ao Riocentro, para tornar-se o acontecimento editorial,mais importante do país nos anos ímpares e um evento cultural de mobilização nacional e há pouco tempo internacional também.
Há algum tempo eu estava pesquisando e vi em alguns blogs que foram convidados autores intenacionais, mas sinceramente não levei muita fé não. Bom, quer dizer, até que passei pelo site da Bienal, e vi a lista dos autores confirmados e seus best sellers:
William P. Young - O romance A cabana, best-seller que figura há cerca de três anos entre as primeiras colocações nas listas de mais vendidos, já vendeu mais de dez milhões de cópias somente nos Estados Unidos. No Brasil, onde foi lançado pela Sextante, já são mais de 2,5 milhões de exemplares comercializados.
Deborah Harkness - O romance A descoberta das bruxas alcançou os primeiros lugares nas listas dos mais vendidos assim que foi lançado nos Estados Unidos e foi um dos títulos mais disputados na Feira de Frankfurt em 2009. 
Anne Rice - Publicou em 1976 Entrevista com o vampiro, que rejuvenesceu e humanizou a figura clássica da criatura das trevas, e se tornou referência para vários autores e leitores. Pela primeira vez se reunirá com os brasileiros para debater sua obra e trajetória. Todos seus livros estão sendo reeditados pela Rocco. Na Bienal, será lançado  "De amor e maldade", segundo volume da trilogia iniciada em novembro de 2010 com Tempo dos anjos.
Alysson Noël - Popular entre o público juvenil é autora de "Os imortais", que já tem mais de 240 mil exemplares comercializados no Brasil. O quarto volume da saga, Chama negra, acaba de ser publicado pela  Intrínseca,e prepara ainda para este ano o quinto livro (Nightstar) e a estreia da nova série Radiance.
Susan Casey - Seu aclamado A onda (Zahar) investiga um dos fenômenos naturais  ao acompanhar surfistas radicais, cientistas de ponta e marinheiros pelos trechos mais temíveis do oceano em busca de ondas gigantes.
Michael Connelly - Autor da série de livros protagonizados pelo detetive Harry Bosch. Seu romance Echo Park, é visto pela imprensa como uma "obra-prima da literatura policial". Seu próximo lançamento é O espantalho, que sai em abril pela Suma de Letras/Objetiva.
Lauren Kate - Autora de Fallen, que após ter figurado a lista dos mais vendidos do New York Times, foi publicado no Brasil em 2010 pela Galera Record. A continuação, Tormenta, confirmou o sucesso da saga, e terá o terceiro livro, Paixão, lançado pela própria Lauren Kate na Bienal. Fallen teve os direitos adquiridos pelos estúdios Disney e deve chegar aos cinemas em 2012. Lauren Kate está trabalhando no quarto livro da série, que encerrará a saga.
Amitav Ghosh - Autor de livros premiados como Maré voraz e O palácio de espelho. Sua mais recente obra (primeira parte de uma trilogia), Mar de papoulas, foi muito elogiada pela crítica americana e acaba de ser lançada no Brasil pela Editora Objetiva/Alfaguara. Trata-se de um romance épico que se desenvolve numa embarcação inglesa e tem como pano de fundo as guerras de ópio na China e no Extremo Oriente.
Leonard Mlodinow - Autor de "O andar do bêbado Zahar", no qual mostra através da estatística e da probabilidade o papel do acaso no dia a dia. Lançou recentemente, em coautoria com Stephen Hawking, O grande projeto (Nova Fronteira), que atualiza respostas para questões da ciência relacionadas à criação do universo e ajuda a compreender nosso mundo . Antes de se tornar escritor, foi roteirista de séries como MacGyver e Star Trek – A nova geração.


Não acreditei quando vi tantos autores e ainda mais sendo internacionais. É, agora só falta setembro chegar ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...