quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eu li: Menina de Ouro - F.X. Toole

Por Bruna K.

Original: Rope Burns em 2000, Million Dollar Baby em 2005
F.X. Toole (Jerry Boyd)
Tradução de vários autores
Editora: Geração Editorial
Contos

Lançamento: 2000, Brasil 2005





Sinopse
"Estas histórias poderosas e emocionantes histórias baseadas na experiência do falecido treinador Jerry Boyd, que escreveu o livro sob o pseudônimo de F. X. Toole, foi a base para o filme estrelado por Hilary Swank e Morgan Freeman e dirigido por Clien Eastwood. Dando vida a personagens cativantes, que irradiam a furiosa intensidade dos mundos que habitam, Menina de Ouro não é apenas a melhor realização em termos de ficção sobre a luta - é simples ficção da melhor quantidade, ponto." - Dan Rather

Não se deixe enganar pelo título, Menina de Ouro não é um livro sobre pessoas que dão a volta por cima. Engana-se também quem pensa que as 293 páginas contam a história de Maggie 'Macushla'.

Menina de Ouro é denso, cheio de palavrões e violência, o livro mais macho que eu já li. 

O livro reúne sete contos sobre o mundo do boxe: o dinheiro, as lutas, a vida real, os bastidores, os narizes quebrados, a magia. Ficção, mas extremamente real, contada por quem participou desse mundo: o ex-treinador F.X. Toole. Um tema muito falado no livro é o preconceito racial de ambos os lados, já que no mundo do boxe os brancos eram raridade. 

Embora o conto Menina de Ouro tenha dado origem ao filme, há um conto ainda mais emocionante, que ocupa 90 das 293 páginas do livro e que, em sua origem, dava título ao livro: As Cordas Queimam (Rope Burns). Sim, senhoras e senhores, eu chorei com esse conto. É violento, pesado, triste, você se apega ao 'garoto' de Mac. Esse conto narra a história de Puddin, um jovem lutador peso-pesado de dezesseis anos, mas gentil e doce. Toole nos prende aos personagens para nos surpreender no clímax.

Livro super recomendado pra quem, como eu, gosta de conhecer mundos diferentes (mesmo que não sejam fantásticos).

* Soltei o verbo neste post. (Ou seja: adaptação)



3 comentários:

  1. Adorei a indicação!!! *_____*
    Só vai dar eu correndo, dando aloka atrás desse livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, primeiro assisti o filme e alguns anos depois adquiri este excelente livro. Leitura de alta qualidade e muito recomendado. As estórias são pungentes, fortes,dramáticas. Mas expressam a realidade dura do submundo do boxe e por que não dizer da própria vida. Vale muito a pena tanto o livro quanto o filme.

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, primeiro assisti o filme e alguns anos depois adquiri este excelente livro. Leitura de alta qualidade e muito recomendado. As estórias são pungentes, fortes,dramáticas. Mas expressam a realidade dura do submundo do boxe e por que não dizer da própria vida. Vale muito a pena tanto o livro quanto o filme.

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...