terça-feira, 12 de julho de 2011

A Estrada da Noite - Joe Hill


A Estrada da Noite (Heart-Shaped Box)
Autor Joe Hill
Editora Sextante
Ano 2007
Páginas 253
Compre Submarino. Quando comprei foi por R$9,90. O chato é que é aquela versão econômica feinha. Quem comprou a coleção do Mochileiro das Galáxias vai saber qual é. Mas vale a pena.
A Estrada da Noite, estreia de Joe Hill na ficção, nos conta a história de como o cinquentão Jude Coyne se ferrou ao comprar um paletó assombrado para sua coleção bizarra. Por mil dólares ele recebe em casa o paletó numa caixa preta em formato de coração e de brinde o fantasma nada camarada Craddock, falecido hipnotizador e padrasto de uma ex-namorada suicida de Jude, a Anna ou Flórida. Não pode se livrar dele, pois o comprou (?), e todos que o tentarem ajudar será infectado com a morte que habita agora em Jude. Assim, Danny, seu empresário, Geórgia, sua nova namorada e seus cães Bon e Angus são os mais prejudicados. O jeito é fugir igual o capeta foge da cruz para se livrar da auto-estrada para o inferno.

Joe é filho do mestre Stephen King, um dos meus escritores favoritos e por mais que eu não goste, é quase impossível não esperar um livro parecido com os de seu pai. Uma das surpresas é que tem sim alguns elementos que lembrem as histórias de King, mas a narrativa em si é diferente. Ainda bem! Sinal de que o rapaz tem personalidade e não quer imitar ou se esconder na sombra do pai.  
Acontece muita coisa num pequeno espaço de tempo, o que faz a leitura fluir mais depressa, num ritmo de filme de ação. Uma coisa que, digamos, me decepcionou um pouco é o fato de ter alguns clichês como a mesa Ouija Spoiler e o feliz final do casamento Spoiler. Eu esperava algo mais original, um terror mais psicológico como nos livros do Stephen. Apesar disso, Joe Hill foi bem criado no rock n' roll e faz muuuitas referências em seu livro. Começando pelo título em inglês tirado de uma música do Nirvana. Lá você encontra o ZZ Top, AC/DC, Black Crowes, Lynyrd Skynyrd... só banda f*da!  

No mais, é um livro bastante intenso e algumas passagens são de arrepiar. As situações mais diversas são muito bem amarradas. Além da ótima trilha sonora, do terror, sangue e mãos dilaceradas ainda há o suspense e uma tremenda reviravolta como elementos-chave da trama, sendo impossível não imaginar as cenas como um verdadeiro filme. Por isso aguardem, pois o romance já será adaptado pro cinema! Filho de mestre, mestrinho é.   

7 comentários:

  1. Ótima resenha. Faz tempo que eu estou com vontade de ler esse livro. Providenciarei isso hehehehe

    Beijão

    http://twbmwbrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse livro (ainda não li o pacto), até mesmo das partes clichês.

    Você falou sobre o que eu mais gosto nele, o ritmo. Não é estilo Dan Brown, mas acontece tudo rápido, deixando o leitor meio angustiado (pelo menos eu ficava nervoso com esse fantasma).

    Boa Resenha! ^^

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! :D

    Que bom que cês comentaram! Sinal de que o blog nao ficou esquecido ^-^

    Eu acho que cê vai gostar bastante, Fernanda! Muito rock n roll! :D

    Além de ser uma boa história, tenho certeza de que foi o ritmo que atraiu a ideia do filme.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. OI! Eu nunca li nada de Stephen King, mas já ouvi falar mtas coisas arrepiantes. Eu não sabia que ele tinha um filho escritor.

    Achei bastante interessante a resenha. Parece valer a pena, a leitura. Se eu encontrar baratinho, vou comprar para conferir.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  5. Oii meninas, gostei bastante do blog de vocês e já estou seguindo, tenho um blog também!
    Deem uma passadinha lá e sigam se gostarem..

    http://little-things-for-you.blogspot.com/

    Beeijos
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  6. Pri, então aproveite que no Submarino baixou pra 9,90 de novo! HUAHUA
    O Joe escreve um terror bem explícito, diferente do pai que, além do sangue, também apela pro terror psicológico , rs.

    E obrigada, Jaine! ^-^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler, mas como tenho uma meta a cumprir ainda vou demorar um pouquinho!
    comprei semana passada na submarino.com, esta na promoção por 9,90, vale a pena..

    http://moradadolivro.blogspot.com.br

    bjoos

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...