quarta-feira, 31 de agosto de 2011

{Eu li} A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl

Por Bruna K.
Original: Charlie and the Chocolate Factory
Rohald Dahl
Editora Martins Fontes
Infantil, Ficção
160 páginas
Ano 1964 



Eu não assisti ao filme do Tim Burton, eu peguei metade do primeiro filme no SBT, mas eu li o livro. Eu mesma acho isso estranho, rs.

Li A Fantástica Fábrica em apenas um dia. É um livro curtinho, fácil de ler, tem uma linguagem bastante simples, sem muita enrolação a vantagem de muitos livros infanto-juvenis. Rohald soube descrever bem os personagens, os lugares, e os fatos sem ficar chato, só com o necessário. Hora nenhuma a leitura foi cansativa e pelo que vi o filme é bastante fiel. 

Capa 'antiga'.
Willy é um personagem adorável, que apesar de já ser bem mais velho tem coração de criança. É inventivo, não tem papas na língua, acredita na magia e que tudo pode ser possível. Charlie é um garoto simples, que  ama e respeita seus pais e avós. Após vários testes em que criança por criança é eliminada, ele prova ser merecedor do grande prêmio final. 

Por sua vez, os outros meninos e meninas são um exemplo de que ninguém gosta de criança malcriada e muito menos de pais que não dão limites. Sendo assim, é um livro que certamente vou ler pros meus filhos, rs.  

Ainda fiquei sabendo que há uma continuação: Charlie e o Grande Elevador de Vidro. Uma pena que pelo visto não agradou tanto quanto o primeiro.

Uma coisa sobre a capa: eu particularmente acho a capa marrom mais bonita. Penso que deviam ter mantido, não sei porque mudaram.  Talvez para condizer melhor com uma história infantil, mas a marrom diz: me leia, sou uma história infantil para todas as idades

Acho que só a estética do livro mesmo me fez tirar uma estrelinha da avaliação.

5 comentários:

  1. A-MEI a forma que vc escreveu esse post. Sabe, li esse livro em um dia tbm,e é bem verdade tudo o que vc falou. Principalmente da capa, a marrom REALMENTE é um chama pra as diferentes gerações.
    Há! Eu recomendo que vc veja primeiro a adaptação antiga, akela q vc viu no SBT, pra depois ver a do Tim. ;)

    Beijoss
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Aah, muito obrigada! *-*

    Esse livro é uma graça, né? Comecei a ler Charlie e O Grande Elevador de Vidro, mas sou horrível em ler dois livros ao mesmo tempo, rs.

    E vou ver se assisto a antiga logo. Também sou péssima pra ver filmes. Huhua.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaah, não brinca! Sério que tem o livro??!! D: Nem sabia! :x
    Eu AMO DE PAIXÃO ESSE FILME! Já vi as duas versões, e claro que a parceria Tim Burton e Johnny Depp levou a melhor!! ;D Tipo, sou muito viciada nesse filme, sei cantar todas as músicas e sei quase o filme inteiro de cór !! *o*
    Mesmo você achando estranho, e vamos combinar, que todos os filmes do Tim são estranhos, acho que você deveria assistir! Só pela atuação de Depp já vale a pena, mas eu sou suspeita pra falar alguma coisa por além de AMAR o filme, o Johnny Depp é o meu ator favorito !! *-*

    Cara eu tenho que ler esse livro!

    Bjs, Marina Pereira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naah, eu acho estranho eu ter lido o livro e nunca ter visto o filme! Eu geralmente faço isso, "leio filmes" famosos e não assisto às adaptações. Não sei por quê, haha.

      Leia o livro, sim, é muito bacana! E como você gosta tanto do filme com certeza vai gostar do livro! E tem a continuação, né? Charlie e o grande elevador de vidro.

      Beijo e obrigada :D

      Excluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...