quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Eu li: Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho


Livro - Veronika decide MorrerVeronika Decide Morrer
Paulo Coelho
1998
Editora Planeta (2006)
224 páginas

As pessoas falam muito mal, mas eu acho que Paulo Coelho merece o prestígio mundial que tem. Ele é um bom observador do gênero humano e seus romances são incríveis. 

Veronika é uma jovem eslovena bonita, com uma vida estável e aparentemente saudável que após uma tentativa mal sucedida de suicídio é mandada para um sanatório. No hospital, ela descobre que tem pouco tempo de vida e conhece pessoas maravilhosas que estão ali apenas por quererem seguir contra o senso comum, por querer ser diferentes. Mais do que isso, Veronika descobre que só viveu uma vida medíocre (motivo de sua tentativa de suicídio) porque assim o quis, porque deixou sua lenda pessoal (intertextualizando com O Alquimista) para ser como a sociedade queria. 

Como teria apenas poucos dias de vida e estava num sanatório - onde não seria julgada - Veronika resolve fazer o que lhe der na telha, se despe de preconceitos, pudor, amargura, se enche de coragem para ser feliz pelos dias que lhe restam. 

Livro lindo,  emocionante, com um final surpreendente que faz refletir e vale muito a pena ser lido. RECOMENDO muito!

Curiosidades:
- O próprio Paulo Coelho foi mandado para um sanatório por querer ser diferente, o que provavelmente serviu de motivação para o livro e garantiu a verossimilhança dos tratamentos. 

- O livro foi adaptado para o cinema em 2009 (e eu ainda não assisti, rs).

3 comentários:

  1. Nunca li Paulo Coelho... mas se tem toda essa fama, deve ser por merecer mesmo {:

    Mandei o e-mail ^^

    Beijos, Livros e Coisas Menos Incríveis.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro (e único) livro que li do Paulo foi o Diário de um Mago, que ganhei no meu aniversário de 13 anos.
    Procurei por outros livros dele, mas os que encontravam eram sempre sobre a magia, sobre essa busca espiritual. Realmente não conhecia os romances ficcionais dele. Passei a conhecer esse, mas há pouco tempo, porque vi no seu skoob. :)
    Já tinha adicionado na minha lista de desejados, agora estou mais ansiosa para ler.
    Beijo, Bruninha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, Veronika também trata dessa busca espiritual incessante nos livros do Paulo Coelho, haha. Pode até ser comparado com auto-ajuda, mas é uma história fictícia muito interessante, com uma mensagem bem legal. Eu particularmente recomendo sem preconceito, hahua.

      Beijo!

      Excluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...