terça-feira, 16 de agosto de 2011

Wishlist: Trainspotting, de Irvine Welsh




Livro: TRAINSPOTTING
Autor: Irvine Welsh 
Tradução: Galera & Pellizari
ISBN: 85-325-1773-0
Páginas: 352
Formato : 14x21
Preço : R$ 43,00 


Trainspotting é mais conhecido por sua versão cinematográfica, um cultuado filme de 1996 que fez a fama do diretor Danny Boyle e do ator Ewan McGregor (hoje mais conhecido pelo drama musical Moulin Rouge e pela minissérie Guerra nas estrelas).Trainspotting (1993),aqui na versão romance e que deu origem ao filme, acompanha as drogadas aventuras de Marc Renton, um jovem completamente mergulhado no mundo do vício na cidade de Edimburgo, Escócia. Com humor ácido, Welsh conta nas 350 páginas do livro os esforços, não muito bem-sucedidos, de seu personagem para abandonar o vício da heroína. Cercado de amigos drogados como Spud e Sick Boy, da namorada adolescente Diane, e de traficantes como Johnny Cisne, conhecido como a Madre Superiora, Renton narra sua história de abuso de drogas, abstinência e recaídas dando ao pesadelo um certo tom de comédia.Numa narrativa rápida, nervosa e cheia de gírias e palavrões (muito bem adaptada pela tradução de Galera e Pellizzari) Welsh traça um sincero retrato tragicômico das agruras de um dependente químico. O autor escreve com conhecimento de causa: ele teve sérios problemas com heroína na juventude, experiência que levou para sua carreira de escritor e o transformou num autor cultuado pelos jovens da Grã-Bretanha.Trainspotting é recheado de vinhetas batizadas de Dilemas de um Viciado, que são adaptações de trechos de um diário que o autor mantinha durante seus anos de dependência química. Como disse o autor numa entrevista, o livro foi escrito em "surtos", e fez sucesso antes mesmo de seu lançamento, em trechos publicados em diversas revistas inglesas e escocesas.
Livro mais popular e importante de seu autor, Trainspotting é um relato ao mesmo tempo visceral e divertido dos humores, hábitos e manias de um viciado dividido entre a busca do prazer e o constante arrependimento. E é também um retrato vivo e dinâmico do submundo da cidade de Edimburgo, freqüentado por jovens ansiosos, rebeldes, desbocados e um tanto desequilibrados. Combinando as duas coisas, Irvine Welsh fez uma preciosa narrativa sobra uma geração perdida, sua cidade natal e seu país de origem. O resultado é um relato universal que já fez sucesso em livro, filme e peça teatral no mundo inteiro e agora está disponível para os leitores brasileiros.


Tou atrás desse livro desde que assisti ao filme e por aqui não encontro! Até pela internet tá difícil de encontrar, vou acabar comprando pelo site da Rocco.
 

Um comentário:

  1. Esse livro parece ser bom, gostei bastante da sinopse. Vou tentar encontrá-lo na biblioteca da faculdade, porque agora tô sem dinheiro hehehehehe.

    Beijão

    Ahhh, acho que vocês vão gostar destes posts lá no blog:
    Namore um cara que lê:http://twbmwbrazil.blogspot.com/2011/08/namore-um-cara-que-le.html
    E sobre os estranhos títulos de filmes:http://twbmwbrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...