quarta-feira, 28 de setembro de 2011

{Eu li} As Crônicas Marcianas - Ray Bradbury




The Martian Chronicles

Ray Bradbury
Editora Globo
Ano 1960 / Minha edição 2005
298 páginas
Ficção Científica / Contos
11111
     
"Os homens da Terra têm talento para acabar com as coisas grandes e belas."
Depois de ler Fahrenheit 451, apaixonada pelas histórias de Ray, me apressei em me aventurar nos solos de Marte. As Crônicas Marcianas, apesar de ser um livro escrito em forma de contos tem conexão e uma sequência. São mais capítulos do que contos, a diferença é que a cada conto nos são apresentados personagens, lugares e situações diferentes.     

Olhando superficialmente, o enredo de As Crônicas Marcianas é exemplo da mais clássica ficção científica. O livro conta como, após três viagens frustradas, em 1999 o homem chegou a Marte e como devastou seus nativos, seres 'perigosos' pois podiam facilmente enganar os humanos se transformando de acordo com a imaginação. Após a amaça combatida, os homens da Terra (apesar de um tripulante rebelde tentar impedir) fugindo de uma eminente guerra nuclear, pouco a pouco povoam Marte e menosprezam a cultura do povo nativo, destruindo-a. 


As Crônicas, fazem críticas sociais, ao estilo de vida americano, o egoísmo e à mania de superioridade e grandeza que o homem tem, além de seu poder de destruição. Mas, além da parte crítica e tal, o livro tem o entretenimento como ponto muito forte. Os contos que começam tranquilos, muitas vezes uma história bonita, regada a música e poesia adquirem ares de terror e suspense a partir de um certo ponto. 

Um dos meus contos favoritos foi A Casa Usher, em que um terráqueo, contrariando as leis, constrói uma casa com atmosfera pesada, suja e medonha. Cria robôs e andróides e faz um espetáculo para alguns convidados, um dia antes da casa ser destruída. Terrível, mas fantástico!, rs.


O livro de Ray foi adaptado para a tv com o nome de The Martian Episodes, que eu já baixei e tou louca pra assistir! Le trailer:

  

Mais um livro fantástico do genial e crítico Ray Bradbury que eu tive o prazer de ler. Super recomendado pra quem gosta do gênero!





O autor                                                                       

Ray Bradbury nasceu em 1920 e segundo a Wikipedia atualmente vive em Los Angeles. Tem sua literatura baseada na ficção científica, terror e suspense. Odeia livros adaptados, e vive para ver que a alienação que combatia em seu livro está acontecendo. Sem saber, na oitava série li pela primeira vez algo dele (e de sci-fi): A Bruxa de Abril, excelente livro de contos. Apenas Esse ano tive a oportunidade de ler seu masterpiece.                                                                               

2 comentários:

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...