domingo, 6 de novembro de 2011

{Eu li} A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e laus Hagerup

Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, A
Original Bibbi Bokkens Magiske Bibliotek
Autores  Klaus Hagerup e Jostein Gaarder
Editora Cia das Letras
180 páginas
Ano 2003

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é mais um livro infanto-juvenil escrito por Jostein Gaarder, autor de O Mundo de Sofia em parceria com o poeta norueguês Klaus Hagerup. Como não podia deixar de ser em um livro de Gaarder a Biblioteca Mágica também é escrito em forma de correspondência, dessa vez entre dois primos: Nils e Berit (adoro os nomes noruegueses, hauhua).

Nils e Berit moram em cidades diferentes e após passar as férias juntos a dona do hotel sugere que eles passassem a se corresponder através de um caderno que viajaria de lá para cá. Só que o que deveria ser relato da escola e do cotidiano começa a se transformar em investigação sobre uma misteriosa mulher viciada em livros, uma tal Bibbi Bokken. Além disso, Bibbi recebe pacotes misteriosos pelo correio que mais tarde descobrem ser livros. 


Quem é Bibbi? O que ela faz? O que faz com os livros que ganha se sua casa quase não tem livros? Há hipótese de que ela os devore!  Ou que seja uma ladra compulsiva de livros que após conseguir roubar o que deseja joga fora e vai em busca de outro.Ou pior, ela pode ser uma bruxa dos livros! Ela pode até ter uma biblioteca mágica, mas onde?

O livro é uma graça, contado ora por Nils, ora por Berit com vários recortes de "cartas e bilhetes-pista" sobre Bibbi, citações, poesias, diálogos e até uma redação escrita por Nils. Os personagens são apaixonantes e aposto que todas nós bookaholics nos enxergaríamos em Bibbi Bokken (e até teríamos inveja, rs). Um livro que fala da paixão pelas palavras, pelo livro, um objeto tão peculiar, e sua história segundo os próprios autores. E mais, não é só uma história, mas várias. Suspense, fantasia, terror, um caso de philosophia no sentido mais literal da palavra: amor à sabedoria, ao conhecimento.

Recomendo como leitura e também acho que seria um ótimo presente para crianças se apaixonarem pelo mundo dos livros. =)

Foto -Jostein GaarderOS AUTORES 
Jostein Gaarder é um escritor norueguês de romances filosóficos e contos. 

Na Universidade de Oslo, Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.

O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, que cujo enredo gira em torno de uma menina que,instruída e amparada por um filósofo, descobre que a sua existência nada mais é que o fruto da imaginação de outrem e, para chegar à esta conclusão, ela passa por todas as etapas da filosofia.



Klaus Hagerup (Noruega,1946) é poeta, diretor teatral e autor de livros premiados na Noruega. Escreveu junto com Jostein Gaarder o livro A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken. É filho de Inger Hagerup.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...