quarta-feira, 16 de novembro de 2011

{Eu li} Trainspotting - Irvine Welsh

Trainspotting
Original Trainspottin | Editora Rocco | Ano 1993 | Minha edição 2004 | Autor Irvine Welsh | Classificação: 

Veja a resenha e trailers do filme.
Leia a sinopse no skoob



Desde que assisti à excelente adaptação que Danny Boyle fez de Trainspotting para o cinema, nutria curiosidade pelo livro. Trainspotting significa literalmente "conferindo os trens", passatempo de alguns jovens britânicos que consiste em conferir se determinado trem passa em determinado horário. No sense, né? Posteriormente trainspotting se tornou sinônimo de qualquer atividade que seja perda de tempo, que não tenha sentido. Penso que se matar lentamente com picos de heroína mesmo sabendo o que pode causar não faça sentido, certo?

O livro conta a saga de um grupo de jovens amigos, uns seriamente viciados em heroína, outros que repudiam a droga, mas recorrem a drogas lícitas como o álcool e anfetaminas. Mark Renton, Spud, Ali, Lesley e Kelly são viciados que recorrem a Johnny "Madre Superiora" Cisne que lhes fornece a droga. Sick Boy é o viciado galanteador. Franco Begbie é o odioso machão. Tommy é o amigo 'careta' que após uma decepção amorosa se joga no mal caminho. Dawn é a bebezinha filha de Lesley que vive esquecida nesse meio. Os personagens são muitos e esses são só alguns. Por isso muitos foram cortados do filme, mas daria uma boa série.

Trainspotting é escrito de forma peculiar. Dividido em 7 partes, seus capítulos são entitulados (e não numerados) e cada um é narrado por um personagem ou um narrador observador. Esses capítulos são contos (alguns publicados anteriormente em revistas) que formam uma unidade.  O que deixa a história ainda mais interessante é que cada personagem tem sua maneira de falar e pensar, completamente distintas uns dos outros. Parece mesmo que várias pessoas escreveram o livro. Ocorre algo parecido com As Crônicas Marcianas de Ray Bradbury. 


Irvine faz crítica a tudo que se possa imaginar. Uma reflexão e tanto. Vale ressaltar a preocupação dos viciados com a Aids. Eles não se preocupavam com dinheiro, com a vida, com nada, não estavam nem aí, mas a Aids tirava o sono de qualquer um. Por isso cada um tinha seu equipamento na hora de se picar e se preocupavam em praticar o sexo seguro.

Apesar de retratar com detalhes o preparo e uso das drogas e tratar de outros assuntos pesados, o livro de forma alguma incentiva o consumo das drogas. Pelo contrário, o autor teve o cuidado de narrar desde o primeiro capítulo do livro as crises de abstinência com o mesmo nível de detalhes que trata os outros assuntos. Além disso, nem sempre eles se dão bem.

Trainspotting é um livro pesado, tanto na linguagem quanto nos fatos narrados. Ora é engraçado, ora triste, até repugnante... mas pudor não tem nenhum. Então, se você não gosta desse tipo de leitura ou é muito novinho, não me venha ler, ficar chocado e dizer que viu no All Star! Haha.

P.S.: Mas se você estiver pensando em trilhar o caminho do vício esqueça o que eu disse antes sobre a "classificação" e leia Trainspotting. Não dou meio livro pra você voltar atrás.

O AUTOR                                 
Irvine Welsh (Edimburgo, 27 de setembro de 1958) é um romancista e roteirista escocês, autor do polêmico sucesso Trainspotting, seu primeiro livro, lançado em 1993 que, posteriormente, em 1996, foi transformado em filme pelo diretor Danny Boyle. Em 2002 lançou a seqüência de Trainspotting, Pornô.                                       

2 comentários:

  1. O primeiro livro que li que tinha essa temática, de vícios, foi quando tinha doze anos, e era um livro leve, porque era leitura escolar obrigatória. Fiquei muito interessada e presa aos personagens, porque tentava entender o que passava pela mente deles, por isso fiquei interessadíssima neste livro, Bruna.
    Já entrou na minha lista.

    Beijos
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...