sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva Literária 2011


Segundo ano que participo da Retrospectiva Literária do blog Pensamento Tangencial! A primeira postagem vocês podem ver aqui. Acho uma maneira super bacana de fazer um balanço do seu ano literário. Quer fazer? Ainda dá tempo! Cola o selinho no post e responda às perguntas. Aí vão as minhas respostas:

Princesa.Sophie.:   Como no ano passado foi o ano do Laranja Mecânica e li esse ano de novo vou tentar não repetir as respostas, rs. É, eu li o Código daVinci esse ano...
RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011

  • O livro infanto-juvenil que mais gostei: Ei, Tem Alguém Aí?, de Jostein Gaarder e A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl.
  • A aventura que me tirou o fôlegoO Grande Labirinto, de Fernando Savater!
  • O terror que me deixou sem dormir: A Estrada da Noite, de Joe Hill. Me deu mais medo do que os livros do pai dele, Stephen King, haha.
  • O suspense mais eletrizante: As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury. Maravilhoso!
  • O romance que me fez suspirarO Castelo nos Pirineus, de Jostein Gaarder. Amo a Solrunn e o Stein juntos, queria ser como eles.
  • A saga que me conquistou: Desventuras em Série, de Lemony Snicket. É uma série, né? Mas vale.
  • O clássico que me marcou: Capitães da Areia, de Jorge Amado.
  • O livro que me fez refletir: Muitos! Busco sempre livros desse tipo. Os do Jostein Gaarder (mesmo os infanto-juvenis), os do Ray Bradbury, Johnny vai à Guerra, Trainspotting, Ensaio Sobre a Cegueira e Ensaio Sobre a Lucidez, os do Paulo Coelho, A Metamorfose, V de Vingança, Persépolis,  Apátrida, da Ana Paula Bergamasco ... todos, todos! Até os ditos 'inúteis'.
  • O livro que me fez rir: Luta nas Classes, de Bernardo Jablonski e Ronald Fucs. Li num tapa e ri do início ao fim.
  • O livro que me fez chorar: Um Diário para Jordan, de Dana CanedyMenina de Ouro, de F.X. Toole e Johnny vai à Guerra, de Dalton Trumbo.
  • O melhor livro de fantasia: O Grande Labirinto!
  • O livro que me decepcionou: Destino, de Ally Condie.
  • O livro que me surpreendeu: Persépolis, da Marjani Satrapi! Não conhecia a história e não esperava tanto. 
  • A frase que não saiu da minha cabeça:
           Nossa, foram muitas. Vou escolher uma do último livro do ano, Johnny vai à Guerra, que aliás não é só um tapa na cara, é um headshot no meio da testa do início ao fim:
"Planejem as guerras vocês os senhores dos homens planejem as guerras e apontem o caminho e nós apontaremos as armas."
  • O(a) personagem do ano:  Huum... Joe Bonham de Johnny vai à Guerra. É recente, chocante, mas inesquecível. Sem contar que falei dele muuito, mas MUITO mesmo nessas últimas três semanas. O que bateu qualquer recorde do ano.
  • O casal perfeito:Solrunn e Stein: cultos, apaixonados, destemidos, aventureiros! Um casal lindo que infelizmente se separou por falta de diálogo, medo do desconhecido (e isso não é spoiler :).
  • O(a) autor(a) revelação:Ana Paula Bergamasco, autora de Apátrida. 
  • O melhor livro nacional:Capitães da Areia.
  • O melhor livro que li em 2011:Não consigo responder essa. '-' Dou o prêmio a todos os citados anteriormente, EXCETO Destino.
  • Li em 2011 ...... livros. Meio que me perdi nas contas. Mas na tag 2011 do Skoob (a minha lista mais confiável) tem 54 livros (A Princesa e o Cavaleiro é um volume de mangá, não vale). Recorde! =D 
  • A minha meta literária para 2012 é: 50 como era pra 2011. Poréééém, c'est fini o ensino médio, logo acho que vou ter menos tempo. Literariamente, se eu conseguir ler inteirinho A Coisa, de Stephen King já me sinto muitíssimo realizada. 

2 comentários:

  1. Louca para ler a Estrada da Noite, mas morrendo de medo antes do tempo.
    Minha meta em 2011 também foi de 50 livros, e mantive isso para 2012.
    Fiquei querendo ler O grande Labirinto!
    :)

    Bjs.
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir
  2. A Estrada da Noite é mto bom! Enquanto eu estava lendo fiquei meio assim com ele, haha, às vezes parece um livro pra macho, rs, mas quando termina vc vê o quanto valeu a aventura.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...