quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Você nem imagina que filme Mark Twain inspirou


Hoje (30/11) é o 176º aniversário de Mark Twain, importante escritor norte-americano e o Google criou um doodle em sua homenagem. Mesmo que não tenha lido é bem capaz que já tenha ouvido falar em Tom Sawyer ou Huckleberry Finn. Esses são dois personagens clássicos da literatura norte-americana que vivem altas aventuras. Bem, se nunca ouviu falar, Huck e Tom foram criados por Twain os dois garotinhos que ilustram o doodle de hoje. 

Mesmo que eu não tenha terminado a leitura na quarta série, rs, resolvi criar esse post porque ontem descobri uma coisa. Descobri que um comentário de Twain serviu de inspiração para uma história incrível!
Vamos ver se vocês descobrem o filme:

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

{Curta metragem} Angst, de Emiel Penders

Hoje posto um curta que eu gostei muito! O Angst, medo em alemão (fonte Google Tradutor :B), conta a relação de André com o vento. Desde o dia em que nasceu as ventanias perseguem André, que pegou trauma da coisa. Sorte que ele tem um cachorrinho super fiel. Vale a pena conferir ^-^


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

{Filme} O Vencedor


Poster no Brasil

Ficha técnica
Original: The Fighter
Gênero: Drama
Duração: 1hr 54min
Ano 2010
Direção David O. Russel



O Vencedor ( The Fighter ) faz uma história sobre dois irmãos boxeadores, a relação entre eles, e o rumo de suas carreiras.


A história é baseada em fatos reais. Bale é viciado em Crack, e acaba com sua carreira, descuidando do treinamento do irmão, e junto com a mãe arrumando lutas péssimas que acabam com a alto-estima do irmão. Vive na glória do passado onde derrubou Sugar Ray Leonard uma vez no ringue.
Christian bale prova a cada trabalho o quão talentoso é, independente de tudo torna a personagem fantástica. As intrigas entre a família e a aparição da namorada de Mark Wahlberg, Amy Adams, é essencial pro desenrolar da trama. 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

{Eu li} Elite da Tropa - Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel


Autores Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel (saiba mais no fim do post)
Ano 2005
Editora Objetiva
Versão pocket: 308 páginas
• Segurança Pública, Polícia Especial, Criminalidade


Elite da Tropa é um livro que me surpreendeu, assim como, creio, surpreende a todos os desavisados que assistiram ao filme antes de ler o livro. Taí um livro que eu nunca pensei em ler. Pra mim seria como o filme, que é muito bom, mas foca muito na violência e nos testes quase desumanos em que aqueles corajosos que querem entrar para o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (wow!) o BOPE. Até que meu namorado (que comprou o livro, leu, adorou e trouxe pra minha casa) me pediu pra ler 
Golfinhos em Miami, um dos contos do livro. Comecei a ler e nem terminei o conto, resolvi começar a história do começo.



O livro é dividido em duas partes, o Diário da Guerra e o Dois Anos Depois: a Cidade Beija a Lona. Essa primeira parte é constituída por vários contos e narrada por um policial de quem conhecemos apenas seus pensamentos e 'memórias'. Ele nos introduz a missões realizadas e a outros personagens e suas histórias. Um desses personagens é Santiago, um jovem policial interiorano correto que após tentar fazer valer a lei é chamado à atenção por seu superior e mandado para a capital. Lá ele logo se corrompe. Conhecer Santiago nessa primeira parte serve de conhecimento prévio para a segunda parte do livro. 

{Quotes} Elite da Tropa

"O país é ou não é uma merda? Se os pobres desdentados e negros descem o morro e fecham a avenida, a ordem é botar pra foder, baixar o cacete e, se o tempo fechar, atirar antes e perguntar depois. Agora, se são os filhinhos de papai da Zona Sul, lourinhos, com sobrenome de rua, o tratamento tem de ser cinco estrelas, policiamento vip, até porque, se o tempo fechar, a corda arrebenta do lado mais fracos... Naquele caso, do meu lado."
{pág 93}

"-Sabe como é, Saramago, um dia os negócios melhoram, no outro pioram. Esse nosso país não é sério. Falta estabilidade, equilíbrio, previsibilidade. (...) Não se pode confiar em ninguém. Especialmente no meu ramo, que, aliás, não anda muito bem. Sinto que há um esgotamento do bom e velho jogo do bicho."
{caradepaumente na página 218}

"Mas, secretário, diante das fontes pesadas de corrupção, como o tráfico de drogas e armas, o contrabando, a pirataria, a adulteração de combustível, a receptação de carga roubada e furtada, a segurança privada clandestina, o transporte ilegal, as maquininhas caça-níqueis, o bicho, diante de Sodoma e Gomorra, a munição contra o coronel Fraga é essa? Só essa? Não soa meio ridículo?"
{pág 258}

"— Secretário, por favor, o Amílcar não falou em tráfico— pondera Marquinho.
— Quadrilha. Que diferença faz?

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

{Vídeo} Manifesto pela leitura!

Encontrei esse vídeo super legal na internet ontem. Se trata de um manifesto convocando leitores a incentivar outros leitores. Como? Assista ao vídeo e compartilhe das boas ideias.


Um manifesto a favor da literatura.

domingo, 20 de novembro de 2011

{Quotes} Trainspotting - Irvine Welsh

Clique para ver:
Resenha do LIVRO - Resenha do FILME - CAPAS


"Não amo nada (exceto a heroína), não odeio nada (exceto as forças que me impedem de arranjar um pouco dela) e não temo nada (exceto ficar sem um pico)."
{pág 30}

"A Julie tava muito bem quando começou com a heroína. A maioria das minas fica bem. A heroína parece trazer à tona o melhor delas. Ela sempre parece dar muito antes de tomar de volta, e com juros."
{pág 86}

"O problema de não usar mais heroína, decide Renton, é que você se torna um estúpido e irresponsável, usando qualquer porcaria que cai em suas mãos. Com a heroína pelo menos não sobra espaço para mais nada."
{pág 137}

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

{Jukebox} Apresentando DamnDogs



Hoje no Jukebox tenho orgulho de apresentar os DamnDogs, projeto paralelo do Chris Cester e Mark Wilson que são baterista e baixista de uma das minhas bandas favoritas, o JET. Está bastante diferente do Jet do que eu conheço que é bem mais rock (ou era), o DamnDogs é mais indie, ou qualquer coisa do tipo.

Apesar do Mark ter ficado bonitão e eu ter me decepcionado um tantinho com o último cd, o Shaka Rock (Ainda assim tenho os três cds, dos quais eu tenho muito orgulho), gostei bastante das músicas.
Gostaria de compartilhar com vocês. A primeira, Love, tá bem cara de MTV. A minha favorita é I Wonder Why.

Também dá pra ouvir no Facebook. Se gostar já clica no curtir. ;D

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

{Eu li} Trainspotting - Irvine Welsh

Trainspotting
Original Trainspottin | Editora Rocco | Ano 1993 | Minha edição 2004 | Autor Irvine Welsh | Classificação: 

Veja a resenha e trailers do filme.
Leia a sinopse no skoob



Desde que assisti à excelente adaptação que Danny Boyle fez de Trainspotting para o cinema, nutria curiosidade pelo livro. Trainspotting significa literalmente "conferindo os trens", passatempo de alguns jovens britânicos que consiste em conferir se determinado trem passa em determinado horário. No sense, né? Posteriormente trainspotting se tornou sinônimo de qualquer atividade que seja perda de tempo, que não tenha sentido. Penso que se matar lentamente com picos de heroína mesmo sabendo o que pode causar não faça sentido, certo?

O livro conta a saga de um grupo de jovens amigos, uns seriamente viciados em heroína, outros que repudiam a droga, mas recorrem a drogas lícitas como o álcool e anfetaminas. Mark Renton, Spud, Ali, Lesley e Kelly são viciados que recorrem a Johnny "Madre Superiora" Cisne que lhes fornece a droga. Sick Boy é o viciado galanteador. Franco Begbie é o odioso machão. Tommy é o amigo 'careta' que após uma decepção amorosa se joga no mal caminho. Dawn é a bebezinha filha de Lesley que vive esquecida nesse meio. Os personagens são muitos e esses são só alguns. Por isso muitos foram cortados do filme, mas daria uma boa série.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

{Filme} A Solidão dos Números Primos


Ficha Técninca
Original La Solitudine dei Numeri Primi
 Ano 2010
Direção Saverio Costanzo
Trilha Sonora Mike Patton
Avaliação ★★★

"Mattia tinha estudado que entre os números primos existem alguns ainda mais especiais. Os matemáticos os chamam de primos gêmeos: são casais de números primos quase vizinhos, porque entre eles sempre há um número par, que os impede de tocar-se verdadeiramente. (...) Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gêmeos sós e perdidos, próximos mas não o bastante para se tocar de verdade." 
A Solidão dos Números Primos - Paolo Giordano

Desenvolvido a partir de um livro homônimo, A Solidão dos Números Primos em forma cinematográfica, pode agradar o espectador, mesmo deixando aquela sensação de "gostaria de saber um pouco mais". 

Uma das coisas que logo se estranha no filme, é a direção e os créditos iniciais. Pra quem leu o livro (o que não é meu caso) devem existir lacunas imensas a serem preenchidas, principalmente com relação a forma psicológica das personagens.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

{Eu li} Destino - Ally Condie


 Destino
Matched - Livro 1
Autora Ally Condie
Editora Suma de Letras
Ano 2011
240 páginas


O motivo que me fez querer ler Destino foi apenas um: é uma distopia. E justamente por gostar de distopias vi algumas coisas que me deixaram confusa quanto a uma opinião. Mas primeiro, falemos sobre o livro.
 Cassia Reyes tem dezessete anos, idade quase suficiente para ser uma adulta completa (21), quando se assina o Contrato Matrimonial. Esse é um dado interessante porque por volta dos dezessete anos ocorre uma transição mais rápida e geralmente há bastante pressão. Com Cassia não é diferente. A Sociedade cobra dela amadurecimento. 

Ela já tem uma profissão e está prestes a saber o seu cargo definitivo por meio de uma prova, conheceu seu par perfeito com quem logo se casará e formará novos cidadãos para a Sociedade. Aos 80 anos, Cassia deve morrer, como seu avô, como todos. Se a Sociedade comanda coisas complicadas como a pessoa com quem você terá filhos geneticamente perfeitos (tendo sido assim erradicadas várias doenças) imagine coisas mais simples! Ela controla sua comida, seus exercícios físicos, o que você ouve ou lê, suas atividades de lazer, seu trabalho...  A Sociedade sabe o que é melhor para cada um de seus cidadãos. Mas será que sabe mesmo? 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

{Capas} Destino - Ally Condie

As capas de Destino sofrem poucas variações, até mesmo porque a fotografia da original é bastante bonita e chamativa, intrigante. Mas detalhes mudam tudo, assim algumas ficaram 'um pouco demais'. Sem dúvida a capa alemã foi a minha favorita!


{Capas} Trainspotting

Uma das minhas leituras mais recentes, Trainspotting foi lançado em 1993 e de lá pra cá deu tempo de serem feitas algumas capas. Exceto as primeiras e a última, que é brasileira, as capas fazem referência ao filme de Danny Boyle. Deixo aqui algumas pra vocês. :D 

Trainspotting









domingo, 6 de novembro de 2011

{Capas} A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

Depois dos quotes e resenha do livro, só faltavam algumas capas da Biblioteca Mágica pelo mundo. A minha favorita é a terceira! 
   

{Eu li} A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e laus Hagerup

Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, A
Original Bibbi Bokkens Magiske Bibliotek
Autores  Klaus Hagerup e Jostein Gaarder
Editora Cia das Letras
180 páginas
Ano 2003

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é mais um livro infanto-juvenil escrito por Jostein Gaarder, autor de O Mundo de Sofia em parceria com o poeta norueguês Klaus Hagerup. Como não podia deixar de ser em um livro de Gaarder a Biblioteca Mágica também é escrito em forma de correspondência, dessa vez entre dois primos: Nils e Berit (adoro os nomes noruegueses, hauhua).

Nils e Berit moram em cidades diferentes e após passar as férias juntos a dona do hotel sugere que eles passassem a se corresponder através de um caderno que viajaria de lá para cá. Só que o que deveria ser relato da escola e do cotidiano começa a se transformar em investigação sobre uma misteriosa mulher viciada em livros, uma tal Bibbi Bokken. Além disso, Bibbi recebe pacotes misteriosos pelo correio que mais tarde descobrem ser livros. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...