quarta-feira, 28 de março de 2012

{Eu li} A História de um Casamento, de Andrew Sean Greer

The Story of a Marriage
Andrew Sean Greer
288 páginas
Editora Nova Fronteira
Ano 2008
Tradução de Debora Landsberg


"Imaginamos conhecer as pessoas que amamos, e, embora não devamos ficar surpresos ao descobrir que não conhecemos, sofremos assim mesmo."

pág 64

Este foi o primeiro livro do meu ano que me surpreendeu muito positivamente. Iniciei a leitura numa madrugada e logo devorei várias páginas. Ambientado nos Estados Unidos pós Segunda Guerra Mundial e com flashbacks da época do confronto, o autor na pele de Pearlie Cook nos conta a história da jovem negra, casada com o belo Holland e mãe do pequeno Sonny. E o que era, nos capítulos iniciais, a história de uma paixão logo se torna a  história de uma família. 

Apesar da segregação, Pearlie vive tranquilamente cuidando do marido de coração frágil, o filho de dois anos que teve poliomelite e o cachorro mudo. Tudo muda, porém, quando Buzz, um amigo de Holland da época da guerra, bate à porta do casal. Quando se dá conta, Pearlie vê sua vida virada de pernas pro ar. Seu casamento sólido, seu amor de infância, seu conforto, reputação, tudo entra em jogo por causa deste homem. Pearlie, após descobrir que não sabia nada sobre o cônjuge, se vê em dúvida sobre lutar por seu casamento ou aceitar o dinheiro de Buzz e dar uma vida confortável para o filho.

O que faz dessa história, que poderia ser comum, tão especial, entre outras coisas é a riqueza com que foram construídos seus personagens. Todos diferentes e por isso muito palpáveis, muito verossímil. Em hora nenhuma o romance cai no clichê, assim sendo sempre surpreendente. A hitória é tão rica que não consigo acreditar que Andrew fez tudo caber em menos de trezentas páginas.

Outro ponto forte do livro é o suspense. Mesmo nas coisas mais bobas (a princípio) o autor inicia um novo capítulo mudando de assunto e deixando a gente na curiosidade. A sinopse da contracapa é um trecho das páginas finais do livro deixa a expectativa de uma história totalmente diferente, o que nesse caso não é propaganda enganosa, já que o trecho realmente está lá e muito menos ponto negativo, pois a história que te espera é muito além da sinopse.

A História de um Casamento não é apenas a história de um casamento, mas a história de vidas inteiras, de um dilema, uma história de medo e coragem, escolhas e consequências. Uma surpresa maravilhosa e pronta pra virar filme.
___________________________________



O AUTOR


Andrew Sean Greer nasceu em Washington e tem outros três livros publicados, todos muito bem recebidos pela crítica. Seus contos circulam em diversos periódicos norte-americanos. Andrew atualmente vive ora em São Francisco, ora em Nova York e trabalha em um novo romance.

A História de um Casamento
recebeu, entre outros, os prêmios do Washington Post, da Amazon e do Financial Times de melhor livro de 2008.

2 comentários:

  1. Ultimamente tenho percebido que estamos em uma boa fase para a literatura, lendo livros que nos agradam tanto que escrevemos sobre eles de forma empolgada! :)
    Escrever sobre um livro que a gente gosta é sempre difícil, né? Acabei de comentar isso enquanto escrevia a resenha da semana que vem.
    Mais um livro que você me convence a ler, Bruninha!
    E esse autor? Alô, editora Nova Fronteira, repasse-me o contato deste homem! :P
    Mas mudando de assunto, já te disse que consegui o meu exemplar de O Clube dos Suicidas? Te disse que ia ler, não é?! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, o Andrew escreve maravilhosamente! Sério! Copiei vários trechos, se a preguiça permitir posto aqui alguns.
      Aliás, esse é o livro que eu peguei na madrugada em que acordei a fim de ler uma história de amor, huaha.
      E por falar na fase, tou tentando ter menos preconceitos com livros. E tentando ler mais rápido também. Só tou achando que diminuí bastante as resenhas. :/

      E que bom que cê conseguiu o livro!! Vai ver, a primeira parte é excelente! :B

      Beijo!

      Excluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...