quarta-feira, 25 de abril de 2012

{Eu li} A menina que não sabia ler - John Harding

A menina que não sabia ler (Florence and Giles)
Autor: John Harding
Editora: LeYa
282 páginas
 

Esse
livro e eu temos uma história um tanto curiosa. Comprei-o por impulso, por não ter me interessado muito, ficou ali na estante e logo o coloquei pra troca. Começaram a aparecer muitas ofertas de troca, mas nunca por um livro que eu queira (triste, né? :/). Ao ver tanta gente querendo o livro, fiquei muito curiosa e decidi dar uma chance.


Capa americana do livro.
A começo de conversa devo informar que tanto a capa quanto o título do livro no Brasil são completamente diferentes da edição original (Florence and Giles) e claramente comerciais. Portanto, "teje" avisado.
Florence realmente não sabia ler, pois seu tio era contrário à educação de mulheres (era 1891 além de seus motivos pessoais ), mas esse problema acaba nas primeiras páginas quando ela descobre a biblioteca. Giles, irmão da órfã, é três anos mais novo e tem um hábito peculiar: sempre que conhece alguém oferece duas opções de morte e pede que o ouvinte escolha a que mais lhe apetece. No castelo gótico a vida monótona de Flo que consistia em esconder de todos que sabia ler, adquire maior importância: proteger seu irmão de um suposto fantasma. 

É um livro muito fácil de ler e tem bastante suspense. Porém, apesar da capa, é um livro infanto-juvenil, não se deixe enganar pela capa. Algumas vezes me lembrou Desventuras em Série pela escrita obscura e creio que daria um bom filme. É um livro gostoso apesar da Florence ser convencida demais às vezes.

Apenas uma coisa me deixou desgostosa. O final tem, sim, seu clímax sinistro, uma baita duma reviravolta, mas deixa muitas perguntas sem resposta. Florence tanto pode ter estado certa o tempo todo, quanto ter enlouquecido em algum momento, ou tudo pode ser fruto de sua imaginação semeada com livros de terror, como supõe a contracapa. 

Apesar dos escorregões no final do livro (que não sei se foi proposital para nos deixar em dúvida), é um ótimo entretenimento e como disse acima, daria um bom filme se bem dirigido.

{Ah, e já ia me esquecendo! Lá na barra de menu do blog, ali em cima, onde está escrito "livros para troca" você será redirecionado para minha página no Skoob. O livro ainda está para troca. Se interessar dê uma olhadinha nos meus desejados. =}

Outras capas.

9 comentários:

  1. Gente do céu! Esse livro está na minha lista de "Vou Ler" faz um tempão! Eu nem sei o motivo de não ter lido ainda.
    Boa resenha, Bru.
    ;**

    Deputamadre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êêê, sumida! É pq vc está prevendo que mesmo se gostar do livro terá sido enganada, haha. Fiquei com ele na estante por mto tempo tbm.
      Obrigada =)

      Beijos!

      Excluir
    2. Corri no teu Skoob, + eu não tenho nenhum dos teus desejados, pelo menos não tenho disponível para trocar. hehehehehehe...
      Tow sumidinha + só de comentário, sempre venho aki no All Star, é q o tempo eh meio corrido e geralmente não dá mto tempo de comentar, + venho sempre! ;)
      + vamos organizar isso, afinal, não podemos perder contato! =*

      kerlymaciel.blogspot.com.br
      -> Deputamadre

      Excluir
    3. Que pena .-. haha se souber de alguém que queira ;) hehe
      Mas é verdade, eu tbm tou meio apertada de tempo, ainda tiro a noite pra estudar, mas sempre dou um jeitinho de postar por aqui e visitar alguns blogs.

      Beijo :*

      Excluir
  2. Bru, não imaginava que o livro fosse infanto juvenil!
    Gostei mais da capa preta e branca.
    Assim que conseguir um tempo leirei o livro.
    :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por isso disse que a edição brasileira é extremamente comercial. :B Essa jovem delicadinha num lugar iluminadíssimo com esse nome mulherzinha é nadaver. haha
      Acho muito desleal quando editoras fazem esse tipo de coisa.

      Beijos!

      Excluir
  3. Fiquei DE CARA com o final. Sem mais.

    Olha, não gostei desse negócio de mudarem o nome e a capa. Fizeram isso somente por ser mais comercial (eu mesma comprei por causa do nome - tinha acabado de ler A Menina que Roubava Livros e achei que poderia ser bom).

    Apesar dos pesares, o livro é cheio de quotes, e eu ainda o relerei. Amo esses que têm um clima gótico.

    Ah, mas o final foi o mais WTF que eu já li!

    Beijos!
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! O clímax foi de tirar o fôlego, mas ficaram muitas perguntas sem respostas. Pode ser proposital até, mas parece que ou o autor se esqueceu ou tava com preguiça, hehe.

      Pelos vistos você vai gostar de A Mecânica do Coração. Eu amei, logo farei resenha. :) E por falar em reler, tou a fim de reler muitos livros esse ano! *-*

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu ainda não li esse livro, mas minhas amigas que já lera disseram que é bom! Agora tô com vontade de ler também!!
    Eu AMEI a capa !! *o*

    Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...