quarta-feira, 2 de maio de 2012

{Eu li} A Mecânica do Coração - Mathias Malzieu

La Mécanique du Coeur
Mathias Malzieu
192 páginas
Galera Record


"A mágoa do amor pode transformar as pessoas em monstros de tristeza." pg. 45
Quando a querida Vanessa Tourinho me recomendou este livro, num primeiro momento não acreditei que iria gostar. Mas já na sinopse ficou na cara que A Mecânica do Coração não é uma história de amor melosa qualquer. E muito menos uma história de amor sobrenatural como as que estão na moda.  Jack nasce no dia mais frio do mundo com o coração congelado nas mãos de Madeleine, parteira clandestina. Ela então conserta seu coração instalando em seu peito um relógio cuco. Esta é a base da história. Achou estranho?

Jack foi aconselhado por ela a jamais amar alguém, pois o mecanismo do cuco poderia resistir o prazer, mas ao amor não. Aos dez anos porém, em seu primeiro passeio, ele se encanta por Miss Acácia, pequena cantora andaluza com sérios problemas de vista. A elogiosa crítica na capa não mente: o livro é originalíssimo. Tem uma atmosfera sombria também, que lembra Tim Burton. É delicado, bruto, sensual, poético e, justamente por isso, tem trechos muito marcantes.


Muitos aspectos no livro me fascinaram, mas o principal foi a maestria com que o autor usa eventos do livro para ilustrar metáforas que usamos ou ouvimos com frequência. Bom, talvez uma frase de um outro livro que estou lendo possa dizer isto melhor: "Todos os significados suscitam outros mais profundos". Quando Jack diz que dará a chave de seu coração à amada ele realmente o faz. Outra coisa maravilhosa foi o aparecimento de ilustres personagens como Jack, o Estripador e Méliès como se fossem apenas isso, personagens. Os caminhos que Mathias faz seus personagens percorrerem são imprevistos e o clímax me arrancou suspiros de surpresa, bem como o final.

E a história não termina com o livro. Mathias é vocalista da banda Dionysos e compôs um cd inteirinho inspirado na história de Jack. Ainda não ouvi todas mas já tenho minhas favoritas. Deixo com vocês o clipe de Tais-toi mon coeur. É previsto também uma animação para os cinemas dirigido por Luc Besson ainda sem data de estreia.

2 comentários:

  1. Sabia que minha intuição não estava errada. Desde que eu li o primeiro capitulo do livro, pense: "A Bruna irá adorar este livro!".
    O livro é apaixonante, poético, singular... <3 Meu xodó!
    E as músicas? Tais-toi Mon Coeur fica presa na cabeça e no coração!
    Estou ansiosa por essa animação!
    Adorei saber que você também gostou do livro, Bruna. :)
    Que venha a resenha de Winkie! \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAh, Van, muuuuito, muito obrigada por ter me dado a oportunidade de ler esse livro. =)
      Winkie só não estou lendo mais rápido porque estou usando a noite, quando tenho sossego haha, para estudar.

      Beijos!

      Excluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...