segunda-feira, 2 de julho de 2012

{Autores da nossa terrinha} Graciela Mayrink

Site da Graciela Mayrink
  Olá pessoas do mundo, como vai tudo?
  Outro dia eu estava no meu momento nostálgico, lembrando dos primeiros meses de vida do All e eu lembrei que a gente tinha um cronograma para as postagens que até hoje ninguém foi muito fiel a ele haha e lembrei praticamente descobri de tão esquecida que já estava que segunda era dia de vídeos. Como, porém, tem sido meio fail# as nossas postagens de vídeos até porque eu mesma sou uma das últimas a saber haha, decidi agregar a segunda o tema de Novidades.
  Mas não apenas novidades. Decidi criar também uma coluna, um espacinho especial para os autores da nossa terrinha que estão começando agora ou não e que precisam do maior apoio possível.
 Então para inaugurar a coluna Autores da nossa terrinha, hoje eu vos apresento a carioca Graciela Mayrink.
Vamos ler um pouquinho sobre ela?

"Nasci em 19/08/75 no Rio de Janeiro. Em 1994 entrei para a Universidade Federal de Viçosa (MG), onde cursei Agronomia. Me formei em 2000 e fui para Lavras (MG) fazer mestrado em Fitopatologia.
Me dediquei a trabalhar com automobilismo e neste mesmo tempo, fiz a assessoria de imprensa do projeto social Idéia Fixa, que ajuda famílias carentes do sertão nordestino.
Sempre gostei de escrever. Para o primeiro livro, escolhi criar uma história que se passasse em Viçosa. Esta foi uma forma de homenagear a cidade que me acolheu por seis anos. Minha ligação com Minas é muito forte. Toda minha família é de lá e desde pequena visitiva nas férias e feriados. Sempre me senti metade carioca, metade mineira.
Quis homenagear também, minha irmã Flávia,a pessoa que mais me incentiva e apóia. Tornei-a protagonista da história, mas não se engane: qualquer semelhança é mera coincidência. Em uma narrativa com muitos diálogos, tentei criar um enredo quase próximo ao real, em um romance que poderia acontecer com qualquer pessoa, inclusive você."


E é assim que a autora se descreve :}
Ela ainda concedeu aqui para o All uma entrevista com aquelas perguntinhas básicas que a gente sempre vê por aí... E as respostas nas palavras da autora ficaram desse jeitinho:

- Graciela, você se dedica apenas à literatura?
Sim, quando decidi escrever para publicar, resolvi me dedicar completamente à carreira para tentar fazer dar certo. Atualmente me dedico apenas à literatura e projetos relacionados à escrita.

- Sua família sempre te apoiou?
Sim, minha maior incentivadora sempre foi minha irmã. Desde o começo ela me apoiou e se hoje tenho meu livro publicado é graças a ela, que conseguiu me convencer que a escrita era minha carreira. Meus pais também me apoiam e me incentivam a continuar nesse meio.

- Como e quando você descobriu que gostava de escrever?
Escrever eu escrevo desde pequena. Sempre gostei de criar histórias, mesmo quando era criança. Agora, escrever para publicar, levando a sério como carreira aconteceu em 2008/2009, quando minha irmã começou a me incentivar a lançar um livro.

- O que te levou a escrever o seu livro?
Minha irmã Flávia. Ela que sempre me falou que meus escritos eram bons demais para ficar guardado. De tanto ela me incentivar, comecei a pensar em levar a sério essa carreira e me dediquei a escrever Até Eu Te Encontrar.
Leia o primeiro capítulo.

- Você se inspirou em algum autor ou teve alguma história como base?
Não, procurei tentar colocar no papel tudo que viesse na minha cabeça, sem me basear em ninguém. Apenas quis usar a Universidade de Viçosa como pano de fundo para a história por ter sido lá que passei alguns dos melhores momentos da minha vida.


- O que você sente ao saber que diversas pessoas estão lendo suas palavras?
É muito emocionante saber que alguém que não me conhece leu meu livro. Se essa pessoa gostou, isso se torna algo ainda maior. Receber o retorno dos leitores, mesmo daqueles que não gostaram muito, é algo que não tem preço. É claro que é sempre melhor quando a pessoa gosta, mas até as críticas construtivas são boas para melhorar sempre. Saber que alguém está lendo o que eu escrevi é a melhor parte de tudo que passei para chegar até aqui.


- Foi muito difícil publicar seu livro? Se sim, quais foram as maiores dificuldades que você encontrou?
Sim, sempre é. As grandes editoras não dão espaço para autores iniciantes e é difícil conseguir atrair a atenção de pequenas e médias editoras porque a concorrência está grande. Eu demorei dois anos para conseguir publicar e mesmo assim não consegui uma editora boa porque me foi prometido que o livro seria distribuído para todo o Brasil e ele não foi. Agora estou tentando fechar um contrato com alguma editora que distribua bem o livro porque os leitores querem comprar nas livrarias, mas não encontram. Atualmente ele está sendo vendido em livrarias do Rio e de Recife, para as pessoas das outras cidades a venda é só pelo meu site e isso é complicado demais.

- Quais conselhos você daria a alguém que quer seguir a carreira de escritor?
Que queira muito isso porque o caminho é difícil. As pessoas têm uma noção errada do que é a vida de um escritor, pensam que é glamour o tempo todo e é complicado chegar no topo. O primeiro obstáculo é conseguir uma boa editora, depois conseguir que os leitores se interessem pelo seu livro. Ainda existe muito preconceito das pessoas pelos livros nacionais, vejo muito disso em comentários de resenhas em blogs. É muito trabalho, muita ralação, então você precisa querer e se dedicar muito a isso.
E aí, gostaram?
Segunda que vem tem mais :}

8 comentários:

  1. Quero muuuuuuuuito ler este livro, de verdade. Achei muito bacana da sua parte mostrar autores brasileiros super talentosos como a Graciela!! Parabéns, ótimo post!

    Abraços,
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Alisson, há um tempinho eu percebi que só estava lendo livros estrangeiros. Fiquei um pouco envergonhada e decidi que ia cavar a nossa terra para encontrar e divulgar mais livros bacanas por aqui :}
      Obrigada pelo elogio ao post ^^
      Beijos!

      Excluir
  2. OOi^^
    Que legal seu blog, muito criativo!
    Adorei as postagens, sem falar desse design, que é um luxoo :3
    Você aceitaria visitar meu blog? Se gostar me ajuda a chegar a meta de 600 seguidores?
    Obrigada pela coompreenção!
    Beijos!
    -->Imastoryne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicole!
      Obrigada pelos elogios e quanto ao design os créditos são todinhos da Bru :B

      Excluir
    2. Huhauha, obrigada às duas!
      Nicole, gostei mto do seu blog! Vai ajudar a dar um up aqui tbm, ja que tou a fim de mudar a carinha do All. ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. Tive o prazer de receber os mimos da autora e a capa do livro é linda *-*

    --------------------------------------------------------------------------------

    Já conferiu as promoções que estão rolando no blog O Leitor?
    Ainda não?
    Não sabe o que está perdendo.
    A primeira delas é o TOP COMENTARISTA, uma maneira diferente de presentear os leitores assíduos do blog. Este mês você concorre a um exemplar de "Bodas de Sangue", do autor espanhol Federico García Lorca.
    A segunda é o Concurso Cultural com a obra "A última entrevista do casal John Lennon e Yoko Ono".

    Em breve irão ao ar mais algumas promoções. Você não pode ficar de fora.
    Para saber mais clique na aba "Promoções".

    Boa sorte e espero você lá!


    Pamela
    Resenhista do blog O Leitor
    http://oleitor2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa autora parece ser uma fofa! Eu tenho muita curiosidade para ler o livro dela, e deve ser mesmo complicado publicar um livro, ainda mais quando não é da maneira como desejamos! Que a carreira dela seja um sucesso!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  5. A graci é realmente muito fofa e cheia de talento, AETE é um dos melhores livros que já li (:
    Beijos
    Anne
    Meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...