quarta-feira, 22 de agosto de 2012

{Eu li} Julieta – Anne Fortier

"A noite pertencia aos corajosos, loucos e aos artistas - que em geral eram a mesma pessoa [...]"
  Julie e Janice Jacobs são irmãs gêmeas de temperamentos opostos, muito opostos, que não se batem bem de jeito nenhum. Enquanto Julie é uma hippie de sandálias de dedos, que sonha com um mundo sem armas e evita fazer sua vontade por medo de chacotas da irmã, Janice é uma perua que só se importa com o dinheiro, conforto e consigo mesma.

  As duas são órfãs desde seus três anos de idade, quando seus pais morreram num acidente de carro, o que as encaminhou aos cuidados de sua tia-avó Rose. Conforme vão crescendo, Julie e Janice, seguindo seus temperamentos, dão rumos diferentes às suas vidas e se mudam cada uma para um canto do país. Até que um dia, para surpresa de Julie, o mordomo da casa, Umberto, lhe visita para lhe dar a triste história que tia Rose faleceu.
A Balzana de Siena: "Tinha que ser alguma
coisa ligada a contrastes. Algo sobre a perigosa
arte de unir extremos e forçar  concessões ou,
quem sabe, recohecer que a vida é um equilíbrio
entre forças poderosas. E que o bem perderia
seu poder se não restasse nenhum mal a ser
combatido no mundo."
  Com o falecimento da tia e a consequente abertura do testamento, apesar de tia Rose sempre ter sido uma mulher muito justa quando o assunto era divisão, todos seus bens são deixados para Janice, restando a Julie apenas uma carta e um passaporte, que lhe são entregues por Umberto depois da leitura do testamento, com o nome de Giullieta Tolomei. Segundo a carta, Julie na verdade se chama Giullieta e deve ir à Itália, mais precisamente à Siena, lugar sobre o qua tia Rose se proibia de falar pois achava ser muito perigoso dar qualquer informação às netas sobre seu local de nascimento, para conversar com o antigo consultor financeiro de sua mãe, o Sr. Francesco Maconi. Julie, como não tem nada a perder e com várias perguntas na cabeça, embarca num avião com destino à Itália sem imaginar que sua vida nunca mais será a mesma, principalmente ao descobrir que é descendente da Julieta de Shakespeare e que não se deve confiar plenamente em ninguém...
  “Embora Julieta seja uma obra de ficção, é baseada em fatos históricos. A versão mais antiga de Romeu e Julieta foi realmente ambientada em Siena e, quando se investiga a história local, começa-se a compreender por que a peça de originou precisamente ali.
Anne Fortier cresceu na Dinamarca e
emigrou para trabalhar em cinema, em 2002. A
 história de Julieta inspirou-se na mãe da autora,
que sempre considerou Verona seu segundo
lar...até descobrir Siena.
  Talvez mais do que qualquer outra cidade toscana, Siena foi dilacerada por ferozes rivalidades familiares durante toda a Idade Média e era famosa a rixa entre os Tolomei e os Salimbeni, muito semelhante à sangrenta rivalidade entre os Capuleto e os Montéquio na peça de Shakespeare.”
  Pude perceber, sem o mínimo esforço, o quanto a autora teve de pesquisar para escrever e descrever com tantos detalhes os lugares e a cultura italiana. Com todas as descrições presentes no livro é possível sentir na pele o calor e o quanto os italianos são acolhedores (espero, sinceramente, que sejam assim mesmo) e imaginar o banco do Palazzo Tolomei (o qual Julie visita) igualzinho ao Gringotes do Harry Potter. E fiquei totalmente impressionada com todo o respeito e cuidado que a autora teve ao escrever sobre a Igreja. Por outro lado, acredito que ela tenha pecado um pouco ao colocar expressões como “botar pra quebrar” . Felizmente, foram poucas vezes.
  Bem, nunca fui à lá muito fã de Romeu e Julieta, mas quem nunca ouviu falar da história desses dois? Julieta da Editora Arqueiro, é, de fato, o tipo de livro que te faz ler desde o epílogo até a nota da autora e sobre a autora, ávido por mais informações.
       
P.S.: Essas capas são lindas,não são? 

27 comentários:

  1. Você falou desse livro e eu fiquei doida pra ler, Saaah!
    Essa coisa de parecer que a gente est´dentro do livro e todo esse romance antiguinho... deve ser muito bom (:
    Beijão,

    http://missthay.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Titina, que bom que te deixei curiosa ^^
      Eu sou muito suspeita quando a história engloba romance medieval. O livro teve que entrar para minha disputada lista de favoritos!
      Beijos ;*

      Excluir
  2. Quero ler! Quero ler! Quero ler! Quero ler!
    To sem dinheiro pra comprar, e agora?? D:
    #Ainda to com o Volume 1 das Crônicas de Gelo e Fogo pra ler, mas cade que eu leio?

    ResponderExcluir
  3. Olá :D
    Uau, parece ser uma ótima história *------* Fiquei curiosa sobre o que vai acontecer com Julie; e ainda fala sobre Itália, perfeito ^-^
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/
    Ps.: Que capas lindas *----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Belle, não sabe o quanto que eu me segurei para não dar spoiler na resenha xD
      Beijos!

      Excluir
  4. Juro que eu achei que já tivesse comentado aqui.
    Eu tô louca por esse livro já faz um tempo, apesar de estar numa fase meio "I hate romances". E a Itália é sensacional, né?
    Só falo uma coisa SOU A PRÓXIMA DA FILA. Rsrs!

    Beijos!

    http://devaneandopravariar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Naty. Só peço que tenha cuidado com o meu bebê xD
      Beijos ;*

      Excluir
  5. Algo que os escritores andam fazendo é usar a ideia inicial, antiga e clássica, e deixar um pouco mais moderno ou escrever de um ponto de vista diferente. Foi o pude perceber. Adorei as capas, as cores são bem parecidas, mas gostei mais da terceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu super apoio a ideia de modernizar um pouco os clássicos. Mas é melhoer ler a história original antes de ler a modernizada...eu mesma acredito que deveria ter lido Romeu e Julieta antes de ler Julieta. Mas como ninguém me avisou não tinha como saber...
      Beijos ;*

      Excluir
    2. Aquela hora em que a gente aprende na marra... rs

      Excluir
  6. Adorei a resenha, me deixou com vontade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, pretendo ler o livro!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, você escreve bem!!! Quero ler....
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Poxaaa, ja tinha visto esse livro e havia ficado em duvida se deveria comprar ou não. Agora eu vou comprar e lê-lo de qualquer jeito hahahaha. Gostei muito da sua resenha. Agradeço e Parabéns ^^ Não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. A cultura Italiana é linda não.

    Gente forte!

    E as capas são lindas! Bjooos

    ResponderExcluir
  11. Que delícia! Assim como tudo italiano, essa história parece encantadora e apaixonante... E essas capas? *-* Super vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Adoro romances e ainda tem a cultura italiana que é algo muito lindo. Quero ler esse livro. As capas são lindas.

    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Oie, gostei muito da sua resenha, achei todas as capas do livro lindas, principalmente a primeira e a segunda. No momento eu estou um pouco enjoado de romances, tenho lido livros com romances muito melosos sabe, mas esse parece ser bom, bem leve e divertido, eu arriscaria.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Capas lindíssimas! A estória envolve o grande clássico Romeu e Julieta, que por sinal, eu amo rs. Espero ler o livro em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Capas perfeitas. Quero ler *-*
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Achei a sinopse tão fofa... Me lembrou o estilo 'Cartas para Julieta', o filme, será? Acho legal qdo o livro coloca dois personagens em contraponto, no caso as gêmeas bem diferentes uma da outra. Quero ler essa história, saber o que vai acontecer com Julie...
    Engraçado que, pela capa - NUNCA JULGUE UM LIVRO PELA CAPA - eu achei que o enredo fosse bobinho... mas me parece bem interessante. Vou colocar na minha estante de desejados... rsrs.

    ResponderExcluir
  17. Ao contrario de você seu sempre fui apaixonada por Romeu e Julieta, e ficarei muito feliz ao ler este livro. Fiquei encantada em saber que o livro tem bastante detalhes, pois são eles que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  18. Todas essas capas estão maravilhosas. Quero demais ler esse livro achei muito legal a resenha principalmente na parte do "Julieta da Editora Arqueiro, é, de fato, o tipo de livro que te faz ler desde o epílogo até a nota da autora e sobre a autora, ávido por mais informações." gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  19. ja li este livro e tudo e mais um pouco ele encanta os olhos de quem ler sem falar do alessandro que chega a quase aperfeição. o contrate presente e passado te leva um grande emoção de conhecer o final. eu li 200 paginas em um so DIA e muito boom.

    ResponderExcluir
  20. Me encantou! Nunca tinha tido interesse de ler este livro mas sua resenha me deixou com gostinho de quero mais. Vou adicioná-lo à minha lista de desejados com toda a certeza. Espero poder fazer um comentário melhor após a leitura.

    ResponderExcluir
  21. Olá, amei sua resenha eu tinha comprado o livro por ter amo tanto a capa quanto a sinopse, porém tinha tantos livros de leitura colocados na lista antes, que ele acabou meio esquecido no meio deles, lembrei-me dele depois de um tempo, e quando li sua fiquei mais ansiosa por lê-lo, acabei me arriscando e não é que me apaixonei, o livro foi muito empolgante, a história me fez querer virar noites lendo, a cada trecho minha ansiedade disparava pelo que viria a seguir. Posso dizer que seria incrível se publicassem com essa primeira capa que você colocou ali, e essa aqui do link http://2.bp.blogspot.com/-nZpFLAtTlgE/U7S0MGd8hZI/AAAAAAAAyQY/ogDTXM_jpY0/s1600/julieta+05.jpg elas são lindas demais acabariam vendendo mais do que já vendem

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...