quarta-feira, 8 de agosto de 2012

{Eu Li} Millennium 1 - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, de Stieg Larsson!

Heeeey molecada, aqui é o Caique com mais uma resenha para vocês ! E dessa vez é sobre um livro que já virou filme com duas versões inclusive, Millennium vol. 1 - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, de Stieg Larsson !


logo em preto e branco para vocês hehe
Sinopse: Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca. 
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha.

Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente momento presente.

Lá estava eu em uma livraria em plena terça-feira quando fiquei morrendo de vontade de comprar um livro de mistério, pensei em "Jogada Mortal" de Harlan Coben, mas lá estava esse livro, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, bem na minha frente, e eu com o dinheiro certinho para comprá-lo. Pensei "É tu mesmo!" E já voltei para casa lendo-o.

E não me arrependi, livro ótimo, mas tem que ter paciência, (ainda mais depois de ler uma trilogia de tanta ação como Jogos Vorazes) pois é muuuuuita história, mas tudo para te deixar 'no esquema' para o que se segue e principalmente para apresentar os personagens. Mikael Blomkvist  é um personagem com muita sorte, pegou 3 mulheres e ainda uma delas salva sua vida.  Já Lisbeth Salander é muito enigmática e imprevisível, nunca se sabe o que ela vai fazer em seguida. E isso é muito bom. Suas relações com outras pessoas também são imprevisíveis deixando a história cada vez mais surpreendente.

Rooney Mara (Lisbeth no filme recente) e Daniel Craig (Mikael no Filme recente).
Mikael fica sabendo de um furo jornalistico muito grande de um amigo dele de anos, e como é a sua função, ele corre atrás da história e denuncia Hans-Erick Wennerstrom em sua revista que tem em conjunto com Erika, a Millennium. Mas em um momento da investigação Wennerstrom faz um golpe de mestre o fazendo entrar em uma furada e ser condenado por difamação.

E nessa confusão toda, Henrik Vanger vê o nome dele na TV e diz que quer contrata-lo para resolver um mistério de 40 anos atrás, encontrar Harriet Vanger. Ele aceita depois do velho o convencer muito, e começa sua investigação. Mas é muito o que investigar e ele precisa de ajuda no meio do rolo todo. Quem aparece para ajuda-lo? Lisbeth Salander.

Ela passou por muito na vida e é muito introvertida, mas Punk por dentro e por fora. E confesso que estava esperando o bendito momento que eles ficariam cara a cara haha E quando eles se encontram e tocam a investigação tudo fica mais interessante, ameaças e outros assassinatos aparecem na história e um Serial Killer é o que eles descobrem. E Harriet? Só no final descobrem o que acontece à ela, e tiveram que abrir a mente para as possibilidades e pensar de um outro jeito para isto.

Olha que cena bunitinha haha
Mas e Wennwerstrom ? Não fica pra lá não, claro que tem a revanche inesperada bem orquestrada graças a ajuda de Lisbeth também. E uma enorme pulga se forma em relação a ela, fazendo querer ler a continuação, A Mulher Que Brincava Com Fogo, que estou doido para ler!

Ao contrário de Jogos Vorazes onde a narração era feita pela Katniss, aqui o narrador não é nenhum personagem mas não deixa de falar os pensamentos, os sentimentos, e as intenções de cada personagem e em cada atitude. Esse livro como eu disse teve duas grandes adaptações para o cinema. Essa recente, com Daniel Craig e Rooney Mara que vocês ja viram nas fotos acima e a versão sueca com o diretor Daniel Alfredson e que inclusive fez os 3 livros para o cinema. Olhe a fotinha:



+16 ainda eim molecada!
Eu inclusive to querendo assistir essa outra versão, que parece ser muito melhor que a versão americana. Já que esse Millennium 1 com o 007, ficou muito corrida na minha opinião, um livro de 522 pgs. e quando passa para o cinema tem que ser comprido mesmo para ficar ótimo. Mas as continuações da saga no cinema está de pé. A Sony gostou da arrecadação que conseguiu por volta dos U$100 mi de dólares e pensa em mandar uma continuação para o final de 2013. Rooney Mara que conseguiu indicações ao Globo de Ouro inclusive por esse filme e Daniel Craig tem por contrato que fazer as continuações e a Rooney está doidinha para voltar a Suécia e gravar os remakes. 

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres ganha de 0 a 10, uma nota 9.1 ! E tem mais duas continuações, A Mulher Que Brincava Com Fogo e A Rainha Do Castelo De Ar.

See Ya molecada \õ  

4 comentários:

  1. Nossa, que notão!! :P
    Um bom suspense é sempre necessário!
    Adorei a resenha, com certeza preciso ler esse livro (a serie toda, na verdade!!)

    Adorei o blog! Tou seguindo!
    Qdo puder, me faz uma visitinha...

    beijinhos
    Relicário Azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anne, e que bom que gostou da resenha \o
      Eu também preciso ler o resto da série, que pelo jeito é um livro melhor que outro *-*

      E volte sempre ;)

      Excluir
  2. Eu vi os filmes e adorei!


    Me sentiria honrada se seguisse meu blog, que estou retomando após ficar um longo período longe deste universo; Ele é o Cofffe and Cigarretes.

    Desde já, reitero que voltarei mais vezes aqui.

    Beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dos filmes Tanara, eu tenho que ve-los ainda, mas quero primeiro ler os livros hehe

      E volte mais vezes mesmo ;)

      Bjuuu'z

      Excluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...