quinta-feira, 16 de agosto de 2012

{Meme Literário}




Regras para o selinho:
1. Criar um post e responder às perguntas de quem te passou a tag; 2. Criar 11 perguntas diferentes e repassar; 3. Escolher 11 blogs e colocar o link no post; 4. Avisar os blogs selecionados.

As perguntas


1. Gosta da literatura nacional?

Bruna: Sim, temos livros maravilhosos como qualquer outra nação.

2. Leu algum livro nacional esse ano?
B: Sim: Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão, A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro, O Vencedor está Só, do Paulo Coelho e Consciência do Gordo, do João Gordo.

3. Acha que a literatura nacional tem ganhado prestígio ao longo do tempo?
B: Não sei. Acho que enquanto o brasileiro não gostar de ler não vai conhecer sua literatura e, assim, vai ser difícil ganhar prestígio lá fora com os novos autores.


4. O que acha dos autores nacionais clássicos? E dos atuais?
B: já li livros excelentes de Jorge Amado, Fernando Sabino, esse pessoal mais antigo. Aqueles clássicos da escola têm linguagem muito antiga, acho cansativo de ler. Quanto aos autores novos estão surgindo cada vez mais, o que é bom sinal. Ainda não li muitos porque nunca estou muito atualizada e o que mais vejo nos blogs são livros de amor (sobrenatural ou não) ou chick-lit, e não gosto desses gêneros. Mas entre tantos novos escritores, é claro que há gente maravilhosa, como a Ana Paula Bergamasco.

5. Quantos livros nacionais e estrangeiros você costuma ler por mês?
B: Agora, trabalhando, dei uma boa freada, até perco as contas dos livros no mês. Mas creio que uns dois.

6. Acredita que os hábitos de leitura pelos jovens tem aumentado?
B: Não sei. Achava que o brasileiro em geral estava lendo mais, mas alguns estudos mostraram que o negócio tá só aparente. 

7. Se pudesse conhecer um autor, quem você gostaria de conhecer?
B: Irvine Welsh (Trainspotting), que é um dos únicos que mexeram comigo que ainda está vivo, hauha.

8. Se pudesse conhecer um personagem, que você gostaria de conhecer?
B: Acho que encontrar o Alex deLarge (Laranja Mecânica) e todo seu charme e maldade seria perigoso demais, huhua. Então gostaria de me convidar para uma viagem de fusca com a Solrunn e o Stein quando jovens (casal O Castelo nos Pirineus, Jostein Gaarder) e depois chorar horrores com a Solrunn a nossa curta existência.

9. Qual personagem de literatura nacional você seria?
B: Veronika, de Veronika Decide Morrer, do Paulo Coelho (me xinguem, eu ADORO Paulo Coelho, hehe). 

10. Qual personagem de literatura estrangeira você seria?
B: ui, não sei se eu teria coragem de ser algum dos livros que leio, não. Mas me identifico grandemente com a Clarisse McClellan de Fahrenheit 451, livro de Ray Bradbury, acho que seria ela.

11. Quantos livros tem em sua estante atualmente?
B: Ah, uns cento e cinquenta, contando meus e do meu noivo lindo.

Minhas perguntas:
1.  Como começou seu contato com os livros?
2. Você já leu algum livro daquela onda distópica que aconteceu? Já leu alguma distopia clássica? O que você achou de um e outro? Aliás, essa onda já passou, hehe?
3. Por que seu gênero favorito é seu gênero favorito? Falando nisso, qual é ele?
4. Qual personagem você gostaria de encontrar pra bater um papo (ou fazer coisa mais interessante) e onde aconteceria esse encontro?
5. Você pretende trabalhar com o mundo dos livros ou escrita? 
6. Qual sua capa de livro favorita? Se tiver acesso ao livro, conte-nos o estúdio responsável pela arte! :D Está ali na "ficha técnica" geralmente na terceira página, no tópico "Capa". 
7. Em que você mais presta atenção quando lê um livro? 
8. O que você acha que caracteriza uma boa resenha literária? 
9. Escolha dois autores: o seu favorito e um que você deteste. Agora imagine uma cena inusitada entre os dois (e talvez você também). Estou ansiosa para saber!
10. Você já leu algum livro que inspirou um filme e seja pouco conhecido? Qual é ele? (Um exemplo é o livro Amor Além da Vida) 
11. Qual música você acha que seria perfeita pro livro que está lendo agora (conte-nos o livro também, claro, rs)? 

E os indicados:

10 comentários:

  1. Oi Bruna!! Como vai??
    Gostei muito do meme, assim que eu tiver um tempo (e um pouco de criatividade, haha) eu respondo.
    Obrigado pelo elogio ao meu design, sou eu quem cuido dele, gostei muito do seu também. Parabéns pelo blog!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, ficou muito legal meesmo! Inclusive os banners :D
      E obrigada :)
      Quando tiver feito o meme deixe o link aqui, que eu estou curiosa, hehe.

      Excluir
  2. Perfeito *-*
    Também curto Jorge Amado e ao teu contrário eu amo os mais clássicos,são as palavras difícéis de José de Alencar que me encantam.

    http://joicy-santos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey, muito obrigada pela indicação do Meme!
    Respondi as perguntas lá no blog: http://beingjournalists.blogspot.com.br/2012/08/meme-literario.html
    Adorei todas, apesar de achar alguma difíceis, hehe
    Beijos,
    http://beingjournalists.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBAAA \O/
      Vou correndo ler, haha
      Desculpe, pelas difíceis, rs, é que de memes comuns a blogosfera já tá cheia, né? hehe

      Beijos!!

      Excluir
    2. Hey, voltei pra te dizer que postei o primeiro capítulo da fanfic hoje! rs
      Espero que goste, o link é esse: http://disturbia-fanfic.blogspot.com.br/
      Beijos.

      Excluir
    3. Obrigada por lembrar de mim, Thais! ^-^
      Vou passar lá!

      Beijos.

      Excluir
    4. Bru, desculpas ter dado uma sumida!
      Postei já mais dois capítulos, se quiser ler: http://disturbia-fanfic.blogspot.com.br/
      Beijão.

      Excluir
  4. Hey amei seu blog.

    Indiquei uma tag pra você no meu, dá uma passada por lá (to começando)

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o "me xinguem, mas adoro Paulo Coelho".
    Menina, eu também! haushaushushsuh
    Adoro "o alquimista" e "Veronika decide morrer". Realmente, estamos sumidas dos nossos blogs. Como você, também estou bastante envolvida com trabalho, e como estou chegando na reta final da minha faculdade, a tendência é piorar hehehe

    Vi seu comentário no Sugar, obrigada pelo elogio. Aqui está cada vez mais lindo ^^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...