quarta-feira, 24 de outubro de 2012

{Eu Li} O Guia Do Mochileiro Das Galáxias, de Douglas Adams!

Heeey povo de All Star e Jeans \õ

Apresento para vocês o livro 1 da trilogia de cinco, O Guia Do Mochileiro Das Galáxias de Douglas Adams ! 





Sinopse do Skoob:  Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editoras: Sextante e Arqueiro.

Primeiramente, devo dizer que eu não estou equivocado, que na capa do livro está escrito Volume Um da Trilogia de Cinco mesmo, assim como está na imagem. E essa é apenas mais uma jogada de Douglas Adams, que poderia muito bem se encaixar em uma história como o Diário De Um Banana, mas em vez disto, uniu tudo o que gosta e seus ideais em uma saga que virou best-seller. 

Nessa aventura mesclada com muita comédia, Arthur Dent vive na Inglaterra e vive em uma rotina insignificante em uma casa insignificante e também em um planeta insignificante. Sua casa está para ser demolida e sua única ideia é se deitar na frente do trator amarelo que vai demolir sua insignificante casa... Amarelo.. É o que ele pensa constantemente quando pensa nisto.


Por outro lado, esse planeta só tinha uma palavra definida no livro Guia Do Mochileiro Das Galáxias, o livro mais vendido de toda galáxia com milhares de páginas, sobre tudo da galáxia e manual para mochileiros. E essa palavra é Inofensiva.. Sim, Inofensiva! E para solucionar esse problema ele manda um pesquisador de campo para lá, Ford Prefect, que acaba ficando preso por lá por 15 anos. E com sua pesquisa a Terra agora é classificada como Praticamente Inofensiva ;)



E Ford acaba pegando uma carona na nave Vorgon, salvando Arthur da demolição da Terra para uma via expressa. E como ninguém foi para o mural de projeto em outra constelação, todos são demolidos junto com o planeta, menos Arthur e Trillian que escapou 6 meses antes com o maluco do Presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox. Esses dois que acabam salvando em salto de Improbabilidade Infinita Arthur e Ford da morte certa no vácuo espacial após ouvir um poema do comandante Vorgon.

Eles vão viajando pelo espaço infinito com a nave Coração de Ouro, que tem como tripulantes, o robô Marvin que é bem depressivo e questiona a vida e tudo mais, e o computador Eddie, que por um lado é super animado e por outro é uma mãezona. E toda a tripulação de viajantes vão parar em Mangrathea, aonde segredos são revelados e o curso da história sofre mais reviravoltas do que uma montanha russa.


Questões sobre o como somos pequenos em relação à esse universo enormemente infinito, problemas de sociedades como ignorâncias das pessoas são abordados de um jeito sarcástico, sem perder o ritmo de aventura que te prende.


Com personagens marcantes, e uma narrativa que te prende a cada linha, Douglas Adams faz uma excelente obra que te cativa na primeira página até a última e assim vai pelos seus livros. Ele demonstra sua preocupação com meio ambiente, crenças, humor sarcástico e irônico, reflexões sobre a vida e o tudo mais de um modo sutil e ao mesmo tempo como uma baleia que cai da atmosfera no asfalto (quem leu me entendeu haha).


E como são curtos os livros da saga, vou ler tão rápido .. haha..  Nota? 9.6 !



See ya \õ

6 comentários:

  1. Cara, tô louca pra ler esse livro mas ainda não o comprei

    @littlepistols
    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive vontade de ler esse livro, mas agora não estou com tanta não. O que eu amo em livros infantis, é que eles tentam, de alguma forma, abrir os olhos das crianças haha. Acho que é mais por isso mesmo que eu gosto de livro de criança...

    Beijos!
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fique tranquila, se tem algum adjetivo que tenha a audácia de definir as desventuras de Dent e Prefect, estou certo que "Infantil" é a último deles.

      Excluir
    2. Realmente, como thusa disse, a série não é infantil e muito menos inocente. Lendo nas entrelinhas (e às vezes até mais explicitamente) enxergamos várias críticas sociais.

      Beijo!

      Excluir
  3. Coleção de livros maravilhosa, não é infantil, garanto inclusive que uma criança teria de ter muita boa vontade para lê-lo, uma vez que até eu mesma quase desisti em meio a termos nerds, geeks e é claro fictícios que podemos encontrar. Você terá de prestar muita atenção.
    A comédia é absoluta, num ri tanto quanto na parte da descrição das utilizações de uma toalha, com toda certeza se existisse o "guia" real eu o compraria.

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...