sábado, 3 de novembro de 2012

{Eu li} Anderson Spider Silva

Capa da nova edição.
Anderson Spider Silva - O relato de um campeão nos ringues e na vida (Anderson Silva em depoimento a Eduardo Ohata)
Editora Sextante, Selo Primeira Pessoa
Ano: 2012
Edição atualizada com capítulo sobre a luta com Sonnen
172 páginas


O Brasil reconhece e admira o astro do UFC Anderson Silva. Pai de uma grande família, metrossexual assumido, dono de voz doce, muita técnica e determinação o negão conquistou até mesmo quem nunca foi fã de luta (tipo a minha mãe, e eu mesma, admito). Claro que parte disso se deve ao marketing, mas o cara é gente boníssima e merece estar onde chegou. Foi por isso que deixei de lado o preconceito com biografias de sucessos-relâmpago e pedi o livro como cortesia da parceira Editora Sextante. Com muitas fotos, de leitura fácil e com um "personagem" tão querido não me arrependi.


Hoje ídolo, o lutador vem de família humilde, criado de forma firme pela tia com quem tanto aprendeu, se assemelhando ao próprio Homem-Aranha. Aliás, graças a essa tia já vimos Anderson reproduzir os passos de Michael Jackson. É que para fazer o menino gastar toda a energia que tinha ela o matriculou em aulas de dança.

Anderson relatou sua história a Eduardo Ohata em mais de 20 horas de entrevistas, por isso o livro tem leitura fluida e coloquial, como se estivéssemos em uma conversa de bar com o lutador. O livro, porém, foi censurado e recolhido. Como "há males que vêm para o bem", esta nova edição, conta com um capítulo sobre a luta ÉPICA com o falador Chael Sonnen. O que é uma experiência bem bacana porque quem assistiu à luta (e quem não assistiu sempre pode recorrer ao Youtube, haha) sabe exatamente do que ele está falando. Sobretudo, descobre o que ele pensou e passou antes, durante e depois da luta.

Capa da edição censurada.

A partir daí, conhecemos a trajetória do lutador buscando seu caminho na luta e suas dificuldades, bem como as dificuldades que enfrentou em sua vida privada. O racismo e o preconceito estiveram fortemente presentes, mesmo entre "amigos". Conhecemos também sua trajetória e relacionamento com a família.
A gratidão de Anderson salta aos olhos e cativa o leitor e/ou fã ainda mais.  Por isso as meninas podem destorcer o nariz, pois a história desse príncipe, é interessante e exemplar para todos, de uma forma ou de outra. Além disso o último capítulo, divertidíssimo, traz algumas curiosidades respondidas por Anderson como o motivo dele ser careca.

A Editora Sextante está recorrendo para trazer a futuras edições os trechos censurados.

Um comentário:

  1. Esse livro deve ser ótimo mesmo, eu curto muiti o Spider, já é o novo fenomeno das lutas como foi os Grayces ;)

    E voce recebeu um meme senhorita ^^
    http://tenerdificando.blogspot.com.br/2012/11/meme-coisas-sobre-mim-o.html

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...