quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

{Eu li} Eldest - Christopher Paolini

Heeeeeey Cavaleiros, Elfos, Anões e Humanos \õ
Chegou a hora de checar esta continuação de tirar o folego com as revelações feitas, só posso estar falando da continuação de Eragon, e livro 2 do Ciclo Da Herança, e é Eldest!


Sinopse do SkoobEldest acompanha o amadurecimento do jovem guerreiro protagonista da história. A narrativa começa três dias após a cruel batalha travada por Eragon para libertar o Império das forças do mal. O Cavaleiro de Dragões se vê envolvido em novas e emocionantes aventuras. Em busca de um tal Togira Ikonoka, O Imperfeito que é Perfeito, que supostamente possui as respostas para todas as suas perguntas, Eragon parte, junto com Saphira, o dragão azul que o acompanha desde o início da aventura, para Ellesméra, a terra onde vivem os elfos. Lá, eles pretendem aprender os segredos da magia, da esgrima e aperfeiçoar o seu domínio da língua antiga.

Obs: Leiam pelo menos a resenha de Eragon para saberem do que estou falando .. 
Então vamos lá molecada, Eldest é o livro da desgraça em um todo. Voces saberão porque lendo ~


Tudo começa com Eragon herdando um título que ele não gosta no começo mas depois acaba gostando, o de Eragon Matador De Espectros. Sua façanha contra o Espectro Durza lhe deixa maldições. Nos momentos em que ele estava na mente dele, a influência dos espíritos malignos que estavam sobre Durza tentaram apossar Eragon, mas um amigo, O Imperfeito Que É Perfeito, o ajuda em sua mente e o instiga para ir para Ellesméra. A Capital dos Elfos em Du Weldevarden. Além de ter uma cicatriz enorme nas suas costas que o impossibilita de muito esforço para lutar.


Assim, ele se recupera no possível, mas lida com questões importantes antes. O líder da resistência, dos Varden, Ajihad, morre em emboscada com os Urgals e Murtagh é arrastado por esses últimos e única coisa que é achada é sua blusa ensanguentada no túnel. Além dos Gêmeos, que são um par de mágicos que queriam muito se apossar dos poderes de Eragon, também somem. E Eragon sofre com as notícias. Mas um novo líder para os Varden tem que ser escolhido.

O conselho dos Anciões chamam Eragon e Saphira para que eles apoiem a escolhida deles e jurem obediência aos Varden depois. Eragon diz que aceita. E a escolhida é Narsuada. Filha de Ajihad, e bem nova mas ao mesmo tempo experiente e determinada. Ela tem apenas 19 anos (Se eu não me engano). Mas Eragon faz uma jogada legal. Ele apoia Narsuada mesmo, mas em vez de jurar lealdade para todos os Varden, ele jura lealdade apenas para Narsuada. O que deixa o conselho bem "P" de vida, pois queriam controlar Eragon e Narsuada. Mas nenhum dos dois são bobos.


Mas não podia esquecer dos anões. E de partida para Ellesméra, ele aceita entrar para o clã do rei dos anões Hrothgar e de seu amigo Orik. Assim ele está ligado aos anões, Narsuada e assim para os Varden, e aos Elfos, que é para aonde ele vai. Mas enquanto isso ... 

Lembram de Roran? Primo de Eragon que estava em outra cidade quando a merda toda aconteceu em Carvahal? Ele volta a Carvahal e os Ra'Zac também, o querendo para deixar Eragon em Xeque-Mate. Mas se pensam que Roran é um alvo fácil estão muito enganados. Roran foge para a Espinha, a floresta tão perigosa que cerca um lado de Carvahal e arredores. Mas Ra'Zac e os guardas do Império acampam na cidade e lá ficam esperando Roran. Mas os moradores se cansam do tratamento deles, mas um homem deles é morto e tem ossos mordiscados devolvidos pelos Ra'Zac. Ai tudo piora.

Roran volta a Carvahal e organiza com Horst, o ferreiro, uma resistência. E assim, recrutando os rapazes e homens da Vila Palancar (própria Carvahal dita) eles expulsam os soldados e Ra'Zac usando o elemento surpresa e o martelo de Roran. Sim! Que nem Tyreese em The Walking Dead ou Thor (LOOOL!). Mas os soldados e os Ra'Zac cercam a cidade e ficam esperando a hora certa para derrubar toda a cidade. E Roran faz um cerco bem protegido para a cidade.

roran et katrina...
Roran e Katrina no filme

Mas uma reviravolta acontece. Depois de uma invasão nos territórios de Carvahal em que alguns morrem e outros ficam bem feridos como Roran, eles resistem e expulsam os inimigos mais uma vez. Mas Sloan, pai de Katrina, a noiva de Roran, trai a vila, e os Ra'Zac sequestram Katrina para terem Roran. E este último, que ganha o respeito de muitos por ter vencido as batalhas e salvados vários, ganha o apelido de Martelo Forte, e chega a uma conclusão. Vai em frente a toda Carvahal e diz em alto e bom tom, um discurso, de como se sente em relação ao inimigos e de que vai para os Varden em Surda, viajando pelos mares e depois vai buscar Katrina e isso anima os moradores, os fazendo abandonar Carvahal e submeter a sua liderança.

Eragon, Saphira, Orik e Arya chegam a Ellesméra. E uma surpresa os surpreendem. Arya é filha da rainha Islanzadi! Mas o pior dos dias em Ellesméra não é essa surpresa, e sim as dores constantes da imensa cicatriz de Durza nas costas de Eragon o deixando incapacitado e seus sentimentos aflorados por Arya. E ele leva um pé na bunda feio.

Eragon e Arya no filme

E seus treinamentos com Oromis, O Imperfeito Que É Perfeito e seu dragão Glaedr, os últimos Cavaleiros e Dragão da última safra, podemos dizer assim, que estão bem avariados já, transcorrem com imensa dificuldade, mas Eragon aos pouco vai aprendendo muito. Mas depois de algo místico acontece, Eragon se transforma em um Elfo! E ele consegue descobrir que os Varden correm perigo e corre para ajudá-los. Enquanto isso, depois de uma burrada de Eragon que pensou estar abençoando uma criança em língua antiga na verdade estava amaldiçoando-a para ser escudo de tragédias, assim ela salva muitos dentro dos Varden, inclusive a Narsuada, mas ela absorve esses sofrimentos das pessoas, sendo perigoso. Mas exército do Império vem contra Surda, e ela organiza a batalha da vida de todos os envolvidos. E também Roran com sua liderança consegue pegar um navio enorme para a comunidade de Carvahal e com dificuldade e épicamente, chega em Surda, bem na hora do embate histórico. Embate histórico que revela mais um Cavaleiro, junto com revelações que Eragon não sabe como lidar...



Sim, a resenha ficou bem grande, mas é porque Cristopher Paolini coloca muito em seus capitulos. E quase como em Millennium ou na saga Legados de Lorien aonde coisas simultâneas com personagens diferentes acontecem ao mesmo tempo. E isso nos deixa sem folego as vezes. Mas o melhor é a evolução de Eragon, Narsuada e Roran, que chegam ao que se pensa ser o seu auge ao mesmo tempo no campo de batalha, porém, em Brisingr tudo promete ser o triplo.

Os relacionamentos são bem dirigidos pelo autor, que revela como é um jovem apaixonado que não quer estragar uma amizade valorosa por causa do que sente. Outro jovem obstinado e determinado a mudar a história de Alagësia. E uma jovem querendo provar de que é capaz, de que é mais do que uma jovenzinha inexperiente em um cargo aonde ela esta aprendendo o que significa. No geral, todos os nossos protagonistas tem que provar ser mais do que aparentam com ações. Sim, sem papo, com ações. E isso faz a história se desenrolar muito bem. Com ponto principal para os coadjuvantes Orik, Vardin, Eva, Angela e Horst e Jeod. Olho neles. 

E até Brisingr, aonde é o divisor de águas como diz meu amigo Luis! 
See ya \õ  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...