domingo, 3 de março de 2013

{Eu Li!} Crônicas De Luz e Sombras: OLAM, de LL Wurlitzer!

Heeeey Guerreiros e Guerreiras \õ
Olá Povo de All Star com Calça Jeans, tenho uma novidade para voces..  Consegui terminar este excelente livro que irá te surpreender também .. Falo de OLAM !


Sinopse do Skoob:  Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam, invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam. Enquanto nas cidades sombrias os shedins se preparam para a batalha, na principal cidade de Olam, a mais poderosa das pedras shoham, conhecida como “O Olho” está perdendo o seu poder deixando a cidade desguarnecida. A salvação de Olam pode estar bem longe dali, na distante e atrasada Havilá onde um latash, um misterioso lapidador de pedras shoham conhece o segredo para reativar o Olho. Seu aprendiz, o jovem Ben, apelidado de “o guardião de livros”, ajuda o mestre a transferir o conteúdo dos livros-rolos para uma pedra armazenadora. O trabalho secreto é altamente perigoso, pois há inimigos que desejam roubar o segredo da lapidação capaz de fazer liberar o poder das pedras shoham. Em uma madrugada, a casa em que eles viviam em Havilá foi incendiada e o mestre do jovem raptado.
Mas antes de desaparecer, ele lhe deixou um recado numa pedra sentinela. O recado manda que o guardião de livros vá até Olamir, a principal cidade de Olam e procure por um homem chamado Thamam, para obter informações sobre um misterioso “caminho da iluminação”, que pode reascender o Olho. Desesperado, e sem entender o que está acontecendo, Ben se lança numa perigosa viagem para Olamir carregando uma pedra shoham que pode ser o segredo para desvendar todos os mistérios do seu caminho. Desde o primeiro momento, percebe que há forças maiores em operação no mundo, e que está no meio de uma teia de enigmas, mistérios e traições; suas escolhas podem significar a salvação ou o fim de uma Era. À medida que segue o caminho, ele descobrirá um mundo extraordinário, conhecerá cidades impressionantes e se dividirá pelo amor entre duas jovens, uma do passado e outra do presente. Em meio a batalhas épicas, duelos com guerreiros poderosos e combates com as mais terríveis criaturas de seu mundo ele desvendará a razão de estar no centro de todos esses acontecimentos, e isso lhe mostrará que nada era como ele imaginava. Criaturas do mundo antigo, terríveis demônios, cidades impressionantes e batalhas épicas compõem o pano de fundo de um romance arrebatador. Com rara habilidade de unir suspense, mistério, aventura e romance, L. L. Wurlitzer conduz-nos a um mundo criado com detalhes impressionantes sobre uma sólida estrutura literária e mitológica. Uma história de grande amplitude, mas ao mesmo tempo estreitamente interligada, com uma trama eletrizante que leva o leitor a desfechos imprevisíveis. Sem dúvida, uma das mais criativas e originais ficções fantásticas dos últimos tempos.

Vamos lá, é simples. Em uma Era aonde pedras especiais são lapidadas - ou seja, modeladas - para terem certas habilidades muito úteis reina o Reino (óbvio) de Olam. Este reino tem um reinado de muita paz e prosperidade graças a pedra branca especial e rara chamada Olho De Olam. Ela repele o mal para as terras do Sul e enquanto haver boas intenções o olho funcionará eternamente. Mas o problema é este, o Olho esta enfraquecendo e para piorar, um guerreiro de elite de Olamir (Capital de Olam) chamado Kenan entra o coração das terras do Sul e das Trevas e mata um dos sustentos de poder dos demônios do local. Este ato impensado - ou não - custa a incitação de uma guerra.



Enosh, o Velho, um latash (lapidador de pedras ilegal) é atacado em sua própria casa, mas para escapar e deixar uma pista sobre o que esta acontecendo ele deixa uma mensagem gravada em uma outra pedra para seu aprendiz Ben, que inclusive tem a pedra Halom (pedra especial lapidada pelo próprio Enosh dado de presente para Ben em seu aniversário) veja e siga suas instruções. Ben que é órfão, ve a mensagem e agora tem que sair de sua terra  - pelo que parece - Natal chamada Havilá para a capital Olamir falar com Thamam sobre um Caminho Da Iluminação que aparente ajudará a pedra Olho De Olam que aparentemente esta se enfraquecendo. Para esta jornada ele recebe a ajuda - sem querer mesmo - de Leanah e Adin, irmãos que são muito amigos de Ben. 


A viagem vai bem até eles serem pegos por uma escuridão e se perderem. Eles vão parar perto da Capital do Reino das Trevas lá no Sul e viram prisioneiros. Mas no 'cativeiro' Ben descobre o inicio do Caminho Da iluminação sem saber. E Kenan aparece para salva-los. Mas na fuga são parados por uma Serpente Voadora. Kenan empunhando a Herevel (A melho espada ja feita) não consegue deter a Serpente. Mas Ben em um impulso de coragem empunha a Herevel e mata a Serpente. Mas assim ele acaba sendo banhado pelo veneno da mesma e vai acordar só em Olamir.




Acordando lá, ele conhece a cidade ajudado pela Princesa Tzizah que a principio ele acha ser a Camareira. Ben acaba caindo de amores pela jovem, e acabam até trocando um beijo conturbado de sentimentos confusos de ambos os lados. Tudo isso para logo depois Ben ficar sabendo que Tzizah é prometida para Kenan. Azedou .. 


Mas Thamam, que era o mano que eles estavam procurando acaba ajudando-os. Já que ele é o Melek (Rei) de Olam. Eles descobrem que tem viajar por 4 pontos dentro do Reino aonde são presentes dos Kedoshins (Anjos de El [Deus] ou Santos, defina como quiser). E que Holam, a pedra de Ben é a chave para chegar nos pontos desejados. Assim os 3 + Kenan partem na viagem que decidirá o destino de Olam. E talvez do mundo inteiro. 


LL Wurlitzer nos teletransporta para um mundo cheio de suspense, aventura e escolhas. Aqui não é apenas a estória de Ben e Olam. É sua, tua e minha. Voce se identifica com as lições que ele aprende e tem horas que voce quase o odeia por ser tão chato. Mas a dinâmica e a criatividade que parece ser sem limites de Wurlitzer nos deixa instigados do começo ao fim e quando terminamos estamos em mais um livro do genero Desgraçado! Não porque é ruim, mas assim como falei de Brisingr e de IJP, esse livro tem um final MUITO aberto. Mas muuuito mesmo. Tão aberto que passa Nárnia inteira por dentro da ponta solta que ele nos deixa. Assim só lendo a continuação para saber o que acontece, o que acontecerá e o que ja aconteceu anos atrás. Nota? 9.6 Pelas batalhas épicas! See ya in the next \õ 



"Ben assentiu, e logo sua atenção se voltou para outro lugar.
- Eu sempre quis conhecer a biblioteca.
Tzizah abriu um novo sorriso de satisfação.
- É um dos meus lugares favortitos em Olamir. 
Sen achou que ela merecia um beijo por ter dito aquilo. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...