sexta-feira, 22 de março de 2013

{Eu li} O Estranho Mundo de Zofia, de Kelly Link


O ESTRANHO MUNDO DE ZOFIA E OUTRAS HISTÓRIAS (MAGIC FOR BEGINNERS) | KELLY LINK | 
2005 | 
Extra: Dez coisas para não fazer em caso de apocalipse Zumbi | 
254 PÁGINAS | EDITORA LEYA | 


Sim, eu julguei o livro pela capa MARAVILHOSA feita pela Retina 78. E também pelo nome, misto de Tim Burton e O Mundo de Sofia. Sim, eu li as resenhas negativas do skoob. E sim EU AMEI O LIVRO. E o Louie também pirou tanto no meu amor que começou a ler também. Não digo que amei o livro com tanta ênfase por querer ser do contra, mas porque foi o livro mais criativo e diferente que eu já li. Chegou a ser comparado com Alice in Wonderland e tendo lido Alice na íntegra, posso dizer que Zofia é tão surreal quanto. Claaaaro, que cada um com sua opinião, mas dessa vez tenho que sair em defesa desse livro. E, óbvio, com argumentos. 

O Estranho Mundo de Zofia é composto por nove contos fantásticos com uma pitada de horror, completamente oníricos e super bem escritos. Para se ter uma ideia, sabe quando você acorda e diz: 
"nossa, sonhei que estava numa biblioteca enorme, de vários andares e que nela tinham precipícios, florestas e um príncipe chorão" 
ou então 
"caramba, sonhei que estava numa loja de conveniência onde o vendedor usava pijamas bizarros e havia clientes zumbis que falavam coisas sem noção" 
(exemplos do livro). E você acha engraçado porque durante o sonho tudo parecia normal e real. Ler Zofia é exatamente assim. Acho que foi por isso que muita gente não gostou, e vi até quem dissesse que o primeiro conto é o único bom. E esse comentário só reforça minha desconfiança de que não gostaram do livro porque foge do clichê, já que o primeiro conto é o mais parecido com outras fantasias apreciadas. 

Sobre a escrita da autora posso dizer que apesar dos contos parecerem inacabados como se tivesse continuação, me agradou bastante. É divertida, fluida, cheia de metáforas e comparações criativas e traz várias referências culturais. Algumas delas são H. P. LovecraftO Senhor dos AnéisStar Wars Nárnia. Em vários momentos a autora se dirige diretamente ao leitor. E eu, particularmente, adoro quando o autor fala comigo, rs. Claro que há contos mais fracos, cuja história em si não prende tanto o leitor, mas ainda assim merecem ser lidas por tudo que citei.
As personagens de Kelly também são as mais diferentes: zumbis, bruxas, um escritor de horror cleptomaníaco, uma heroína, um ladrão de arte, uma família comum e cheia de filhos e por aí vai.

Não existe nenhuma boneca enfermeira no livro, mas a minha bonequinha estranha se chamará Zofia de agora em diante. 
 Por ser tão diferente, alucinógeno, criativo e bem escrito O Estranho Mundo de Zofia me ganhou de forma inesperada e me inspirou um bocado. Vide 10 coisas para não fazer em caso de apocalipse Zumbi. E eu continuarei defendendo-o, haha. E acho também que pra evitar a decepção de alguns leitores deveria vir escrito: AVISO: ESTA AUTORA PENSA FORA DA CAIXINHA. E também devia ter um aviso de que não é um livro para crianças. Pelamordedeus, não vão me comprar esse livro pros seus filhos e vir reclamar de que os pimpolhos estão te perguntando o que é transar.

P.S.: Aaah! Não posso esquecer de avisar que esse livro é do Bondinho da Leitura. Quem for aqui de Curitiba pode encontrá-lo lá!
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...