quarta-feira, 18 de setembro de 2013

{Eu li} A outra vida - Susanne Winnacker

"Os Chorões não eram nem seres humanos nem animais. Eram alguma
 outra coisa. Alguma coisa errada."
  Sinopse

  "O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?"


  Antes de começar a ler o livro e ao ler um resumo pela internet, eu havia entendido que a epidemia era de zumbis e não de mutantes. O que distorceria totalmente a ideia original dos zumbis, mas para minha felicidade foi apenas um erro meu de interpretação. A epidemia foi apelidada de de "raiva", o vírus que a transmite causa mutações genéticas transforma pessoas em verdadeira feras, com olhos humanos que expelem excrementos e dão a impressão de que a fera está chorando, por isso alguns personagens os chamam de Chorões. O vírus pode ser transmitido por mordida ou por contato com as "lágrimas" dos Chorões e as pessoas podem ser imunes ou não a ele.

"Como disse Karen, isso não era apenas raiva. Já vi cachorros com raiva, e eles ficam muito agressivos e fora de si, mas continuam sendo cachorros. A raiva não muda o que são. Mas esse vírus transformou por completo suas vítimas em alguma outra coisa."

  A história começa mostrando o dia a dia de Sherry e a família no abrigo subterrâneo dentro de casa em que eles estão, sem nenhum tipo de contato com outras pessoas já que o rádio transmissor só emite chiados. Eles já estão lá há três anos e alguns meses e, apesar de terem feito um estoque de provimentos para uns sete anos, a comida e os produtos de higiene acabaram. As brigas se tornam constante e eles não vêem outra saída senão ir à superfície buscar o que precisam quando a última carne enlatada acaba.

  Em busca de provisões,o pai de Sherry e ela saem do abrigo e levam um grande susto quando se deparam com uma Los Angeles completamente destruída, parecia ter sofrido um bombardeio ou algo do tipo. Os dois seguem para o centro eventualmente se deparando com corpos deteriorados jogados pelos cantos e procuram um supermercado. Lá não há luz e os poucos alimentos que restaram estão espalhados pelo chão. Alguma coisa os prende e os ataca, deixando seu pai e  Sherry bastante machucados. A sorte deles é Joshua que os encontra e consegue salvar Sherry antes que os Chorões avancem sobre ela.


  Apesar de Joshua tentar tranquilizá-la dizendo que vão salvar o pai de Sherry, ela se sente culpada por ter deixado seu pai nas mãos dos monstros. Joshua a leva para um lugar o qual ele chama de Refúgio, nele há outros sobreviventes com quem Sherry passa a conviver e compartilham suas histórias. 

  Sherry, Joshua e Geoffrey resgatam a família de Sherry e Geoffrey segue com eles para o Refúgio enquanto Joshua e Sherry vão à procura de seu pai. Quando o encontram, ele está com outros prisioneiros e eles se vêem obrigados a levá-los também, o que não sai por menos de uma briga com os Chorões, na qual Joshua quase perde o controle ao relembrar acontecimentos de seu passado que é revelado pouco a pouco.
  De volta ao abrigo e aparentemente a salvo, revelações que podem mudar o rumo dos habitantes do Refúgio começam a aparecer. A principal dela é qual a origem deste vírus?

  Com toda a certeza "A outra vida" vai para a minha listinha pessoal de "Melhores livros lidos até hoje". Susanne Winnacker conseguiu mesclar e explicar de forma admirável suas ideias. A contagem dos dias de isolamento no abrigo ou desde que Sherry deixou de fazer coisas simples como tomar sorvete passaram muito bem a sensação de prisão sentida pela personagem. Só fiquei chateada em parte, pois quero saber o que vem depois por saber que este é apenas o primeiro livro, estou ficando sem paciência para séries rs. Minha classificação para o livro é de quatro estrelas.

9 comentários:

  1. E assim acrescento mais um livrinho na minha lista.
    Não que ele não estivesse nela, afinal de contas é uma distopia, e como são meus livros prediletos, tento ler todos os que saem.
    Mas dai vc vem e diz que entrou na sua lista de livros prediletos. Então a pessoa aqui pira!!! ahauhauhauhauha

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Olha, pela capa eu julgaria como uma chick lit bobinha e passaria adiante!
    Nunca imaginaria uma história tão legal. Infelizmente as capas da NC estão pecando bastante :(
    Adorei sua resenha e fiquei bem feliz de desmistificar esse livro!
    Tem post novo!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina, eu vi várias resenhas desse livro e fiquei muito curiosa. Pela sinopse eu também imaginei zumbis, mas fiquei mais curiosa quando vi que eram esses Chorões, parece ser bem inovador. Estou gostando muito de distopias ultimamente e este parece render uma boa trama. Fiquei curiosa para saber a causa do vírus. É triste que seja série, eu também estou cansada de séries, a gente tem que esperar demais para sair a sequência.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que sofrimento que essa menina passou, passar fome deve ter a pior coisa do mundo.
    Bem o livro parece ser bem interessante, a capa logo me chamou a atenção, fiquei com muita vontade de lê-lo, espero realmente ganhar esta promoção, para descobrir o futuro desta sofrida garota.

    ResponderExcluir
  5. Adicionarei ele na minha lista de desejos! bjoos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece muito bom e desde o seu lançamento está na minha lista de mais desejados.

    ResponderExcluir
  7. Ótima Resenha,estou super encantada e curiosa para ler!
    Espero ganha-lo.

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...